Da série de artigos marianos sobre os títulos eclesiásticos e civis concedidos a Nossa Senhora Aparecida, tem especial destaque o de Generalíssima do Exército Brasileiro; por tratar-se de um título completamente civil e único na história do país, outorgado em 1967, em comemoração ao jubileu de ouro (250 anos) do encontro da Imagem de Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul.
Leia MaisSantuário recebe 15ª Romaria dos Militares do BrasilEm sua vertente masculina – Generalíssimo – trata-se de uma das mais altas patentes militares, de caráter exclusivo masculino. O termo, que é um superlativo da palavra General, é utilizado para descrever Generais cujos cargos foram além do normalmente permitido pelas patentes militares.
Em 17 de abril de 1965, uma comissão de militares de Belo Horizonte encaminhou ao Reitor do Santuário de Aparecida o pedido de peregrinação nacional da Imagem, em decorrência das comemorações dos 250 anos de seu encontro, a iniciar pela capital mineira.
O pedido fora levado a Aparecida (SP) em pergaminho, pelo Comandante da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.
Assinado pelo então Presidente da República, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, trazia os seguintes dizeres:
“O Povo Mineiro, interpretando o desejo de todo o Povo Brasileiro, vem, pela comissão abaixo relacionada, respeitosamente pedir a Vossa Eminência Reverendíssima e ao D.D. Conselho Administrativo da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, que se dignem conceder licença para que a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, seja levada em triunfante peregrinação às Capitais de todos os Estados do Brasil, sendo em Brasília aclamada Generalíssima das Gloriosas Forças Armadas Brasileiras.”
Leia MaisOs títulos de Aparecida: RainhaOs títulos de Aparecida: Padroeira do Brasil
Porém, o pedido de peregrinação acabou não sendo atendido, o título de Generalíssima do Exército foi protelado e, assim, coube posteriormente ao então Presidente da República, Marechal Arthur da Costa e Silva, outorgar em 1967 o título, ato que aconteceu na capital mariana do Brasil, Aparecida (SP), durante as comemorações dos 250 anos do encontro da Imagem.
Assim, Nossa Senhora da Conceição Aparecida passou a ter o reconhecimento civil conferido pela patente mais alta do Exército Brasileiro, sendo-lhe prestadas as devidas reverências e honras militares.
Na ocasião das celebrações, o legado pontifício, o Cardeal Amleto Cicognani entregou a primeira Rosa de Ouro do Santuário, considerada a alta condecoração pontifícia exclusiva a mulheres. A honraria foi oferecida pelo Papa Paulo VI em 15 de agosto de 1967.
A Imagem de Nossa Senhora que emerge dos Santos Evangelhos e da vida do nosso povo
Ela é toda do povo e está onde o povo está.
Oração em homenagem a Nossa Senhora das Dores
Ó Nossa Senhora das Dores! Ó dores da maior bondade que estão guarnecidas no brilho do sol que é Cristo, luminosidade irradiada em todas as direções e dores em torno das quais giram todas as partes do mundo.
Salve Rainha, a realeza da Virgem Maria
A doutrina da Realeza de Maria pertence à mais antiga Tradição da Igreja, um legado que foi sendo enriquecido, ao longo dos séculos, pelos pontífices.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.