Quando os três pescadores - Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso - encontraram o corpo e a cabeça da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e deu-se o Milagre das águas, eles a vestiram, carinhosamente, com um manto e uma coroa. No ano de 1717 quando a santa "aparecida" no Rio Paraíba do Sul ganhou uma capela e um altar.
Leia MaisSabia que Nossa Senhora Aparecida está representada no logotipo do A12?Imagem de Nossa Senhora Aparecida e terço ficam intactos após incêndio, no ParanáQuase 200 anos depois, o Brasil inteiro ofereceu a ela uma coroa de ouro, cravejada de diamantes e rubis. O presente da Princesa Isabel foi entregue na solenidade da Coroação em 8 de setembro de 1904.
Foram cerca de três anos de preparação para aquele momento, desde que o Episcopado da Província Meridional solicitou à Santa Sé a permissão para o ato solene, enviada em fevereiro de 1904 pelo Papa Pio X.
Foram feitas conferências como preparação para a Coroação, além de uma grande peregrinação de fiéis na data festiva, o primeiro Congresso Mariano Brasileiro e a inauguração do Monumento de bronze à Imaculada Conceição.
Alegoria para mártires, virgens e doutores da Igreja, a coroa representa "a plenitude da bem-aventurança, da santidade, da virtude, do saber, da mais elevada exaltação e da mais sublimada perfeição", de acordo com o Livro da Coroação, que data de 1905.
Assim, o símbolo milenar de realeza e poder reafirmou a grandeza da Virgem Negra que passou a ter missa e ofício próprios a partir de 1906.
Mais de 15 mil pessoas (multidão impressionante para a época) participaram da Missa pontifical em frente ao Santuário, hoje Matriz Basílica. Ao descrever a cena, Padre Machado afirma que Dom José de Camargo Barros, Bispo de São Paulo, verteu lágrimas de emoção ao segurar a coroa sobre a cabeça da Imagem milagrosa, enquanto a multidão nem se movia.
"O povo que enchia toda a praça do Santuário em profundo silêncio, devotamente acompanhava as solenidade. Coisa admirável, aquela multidão estava como que mobilizada no lugar, ninguém arredara um passo sem tudo estar acabado", escreveu o Monsenhor Homem de Mello, no periódico "Poliantéia", de 1905.
Quando a coroa tocou a Imagem, a população interrompeu o silêncio com "estrondosa salva de palmas, aclamando em uníssono 'Viva Nossa Senhora Aparecida'".
"(...) Essa coroa de ouro nada mais é do que o testemunho autêntico da multidão, da grandeza, esplendor e perenidade dos milagres que por mais de dois séculos têm sido operados por meio da Imagem de Nossa Senhora Aparecida", disse Dom Joaquim Alcoverde, Arcebispo do Rio de Janeiro.
Rezaram a oração da Consagração à Mãe Aparecida, e o culto de veneração à Imagem foi oficialmente aprovado pela Santa Madre Igreja. Durante quase cinquenta anos, aquela foi a festa que mais marcou a memória dos brasileiros, mas vieram e ainda virão outras para continuar coroando a Virgem de Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil.
Em 2017, nas comemorações dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida o Santuário Nacional coroou mais uma vez a Padroeira do Brasil.
A celebração reuniu milhares de devotos que emocionados também acompanharão a inauguração da grande coroa do Santuário da Mãe Aparecida, a Cúpula sob o Altar Central.
Referências - gentilmente cedidas pelo Centro de Documentação e Memória (CDM- Santúario Nacional)
:. Homem de Melo, J. M. Livro da Coroação de Nossa Senhora Aparecida a 8 de setembro de 1904. São Paulo: Duprat & Comp, 1905.
:. Brustoloni, Julio. História de Nossa Senhora da Conceição Aparecida: imagem, o santuário e as romarias. 10ª edição ver. e ampl. – Aparecida, SP: Editora Santuário, 1998.
Santuário Nacional recebe a 20ª Romaria da Arquidiocese de Goiânia (GO)
Neste fim de semana, o Santuário Nacional acolheu os romeiros da Arquidiocese de Goiânia, na Santa Missa às 9h.
Santa Missa recorda a memória da Apresentação de Nossa Senhora
Pe. Célio Lopes celebrou a Memória da Apresentação de Nossa Senhora no Santuário Nacional, destacando a importância da participação ativa na fé e na comunidade.
Santuário Nacional celebra o dia da Consciência Negra
Celebração Eucarística na Casa da Mãe Aparecida reforça inclusão e valor dos afrodescendentes no Dia da Consciência Negra, com mensagem de amor e fraternidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.