Todo católico conhece o escapulário, um objeto de devoção usado no pescoço, como uma espécie de colar. Mas muitos ainda têm dúvidas sobre seu uso correto, por exemplo, se pode ser comprado ou precisa ser ganhado, se pode ser de qualquer material e se a estampa pode ser de qualquer santo de sua devoção.
Vamos então trilhar um caminho, para que você possa entender direitinho essa devoção!
Qual o formato certo?
Quando Nossa Senhora apresentou o escapulário, ele era uma faixa longa de tecido, que deveria ser usada por cima do hábito dos religiosos carmelitas. Anos mais tarde, foi feita uma adaptação para que os leigos também pudessem usar e era da seguinte maneira: dois pedaços de pano ligados por um cordão; um com a imagem de Nossa Senhora do Carmo e outro com a imagem do Sagrado Coração de Jesus.
Hoje, existem escapulários das mais variadas formas: de aço, metal, com pedras preciosas e com a imagem de diversos santos. É importante, no entanto, preservar duas coisas: primeiro, a forma original, instituída por Nossa Senhora. Segundo, temos que tomar cuidado para que o escapulário não se torne apenas um objeto de enfeite ou uma joia e perca seu valor devocional.
Leia MaisTestemunho: A vocação ao Carmelo iniciada no Santuário Nacional!Portanto, aconselhamos a usar o escapulário em sua forma original.
Segundo a tradição católica, para se usar o escapulário como devoção, ele precisaria ser ganho, como um sinal de que a pessoa estava sendo presenteada com o objeto da proteção de Deus, assim como São Simão Stock o ganhou de Nossa Senhora.
No entanto, não existe nenhuma regra que determine que o escapulário necessariamente precisa ser doado. O que vale mesmo aqui é o compromisso que você assume com Maria de, além de querer receber sua proteção, procurar colocar em prática na sua vida as virtudes que Ela ensina.
O primeiro escapulário que você usar deve, necessariamente, ser imposto sobre você por um sacerdote. O padre irá fazer uma oração e colocar o escapulário em seu pescoço. Depois que o objeto estiver gasto ou arrebentar, o próprio fiel pode colocar o novo sobre si mesmo. Tradicionalmente, a imposição do escapulário acontece em 16 de julho, dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora do Carmo.
A tradição também diz que, quando um escapulário se rompe, é porque o fiel que o usava foi livrado de alguma situação de perigo. Há ainda a promessa feita por Nossa Senhora, de que todos aqueles que falecessem usando esse objeto de devoção seriam livrados do inferno.
::
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login