As cores, os enfeites e as luzes do Natal despertam no coração das pessoas o espírito da solidariedade. É muito comum perceber, nessa época do ano, as pessoas mais solidárias e preocupadas com o próximo. Presentear a quem se ama, confraternizar junto aos amigos são gestos comuns deste período. Mas por que as pessoas são mais solidárias no período de Natal?
Leia MaisCNBB se solidariza com povos indígenas após mudanças no Marco TemporalA solidariedade do cristão como próximo
Para a psicóloga Flávia Rodrigues, os gestos de solidariedade no período de Natal estão ligados a questões culturais e também religiosas.
“A solidariedade na época do Natal vem primeiramente com a questão religiosa. É um tempo que a própria Igreja trabalha a questão de vermos o próximo e suas necessidades”, afirmou.
A psicóloga alerta para o apelo da questão capitalista, que também se faz presente nesta época.
“Esse exercício de solidariedade é muito bonito e combina com o tempo do Natal, mas seria muito bom se ele se estendesse durante todo ano e que os presentes não fossem só materiais, que pudéssemos agregar valores como amor, fé, paz, alegria, respeito à vida das outras pessoas”, completou.
O Padre Célio Lopes dos Santos, C.Ss.R., acredita que as pessoas são mais solidárias no período de Natal porque é uma festa mundial e diz respeito à celebração do encontro humano.
“Cada país tem seu estilo de comemorar e enfeitar o ambiente. O Natal é uma festa cristã, o cristianismo comemora o Natal, que quer dizer nascimento — nascimento de Jesus. Por sua vez, com o passar dos anos foi ganhando um sentido econômico, comercial e turístico”.
Outra característica destacada pelo padre Célio Lopes é que o Natal acontece no final do ano e aproveita-se para unir as confraternizações.
“Assim, os pais parabenizam os filhos que foram bem na escola, empresas presenteiam seus funcionários, equipes diversas marcam os famosos amigos secretos, e, é claro, tudo isso contagia as pessoas e vai passando de família em família criando um sentido solidário e feliz”.
Padre Célio avalia que as cores e os enfeites desta época também inspiram as pessoas.
“Destacamos as cores desse tempo, no Brasil, como em vários países copia-se o estilo europeu e americano. Embora não caia neve nesse tempo aqui no Brasil — estamos no verão, encontramos comércios e lugares diversos imitando neve e chaminés para atrair os turistas e compradores. É bonito e desperta a sensação de alegria. Cores e músicas enchem ambientes. Então encontramos nas pessoas as mais diversas preocupações em desejar aos seus semelhantes os votos de feliz Natal e próspero ano novo”, completou.
.:: O que significa a solidariedade para a Igreja Católica?
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Tradições do Natal e a Idade Média
Descubra como tradições natalinas, como festas e decorações, nasceram na Idade Média e moldaram costumes que seguimos até hoje.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...