Nos Estados Unidos e em países da Europa, hoje (14) é celebrado o Dia dos Namorados, devido ao Dia de São Valentim, mártir condenado e morto por unir casais no sagrado matrimônio. A comemoração, em 2017, do protetor dos namorados, ganhou um motivo especial, pois foi divulgada a reconstituição em 3D do rosto do Santo, criada por um brasileiro.
Cícero Moraes, professor de computação gráfica de Chapecó (SC), é o responsável pelo trabalho feito com a técnica de reconstrução facial. “Recebi alguns comentários sobre o rosto e me falaram que ele está com um semblante calmo, pois o padrão de reconstituição facial forense é de não colocar, em reconstituição facial, nenhum tipo de emoção”, explicou Cícero.
:: Bíblia e Juventude, tudo a ver - Especial Dia dos Namorados
O método utilizado cruza as imagens do crânio do santo com informações dos ossos que identificam a ancestralidade de Valentim. A partir de 250 fotos da relíquia do santo, feitas em Roma pelo pesquisador cearense sobre santos, José Luís Lira, esse foi o grande diferencial do trabalho pois, pela primeira vez, a coleta foi realizada por quem não é especialista na área da computação gráfica.
:: Dia de São Valentim: A história de Rafaela e Diego Fernandes
A imagem em três dimensões do rosto de São Valentim também foi encaminhada para análise do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro e impressa como um busto branco no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas/SP, para depois passar pelas mãos de uma artista plástica da área de arte sacra. Num prazo de dois meses, o trabalho final foi apresentado oficialmente no Brasil e na Itália. A peça foi entregue à Igreja de Santa Maria de Cosmedin, em Roma, onde já está o crânio de São Valentim.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.