Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Liturgia

Advento: por que mudam as cores, as velas e as celebrações?

Escrito por Rafael Gurgel

19 NOV 2025 - 16H00 (Atualizada em 19 NOV 2025 - 16H28)

Adobe Stock: Nathalia

Durante o calendário do Advento, toda a Igreja muda de tom: a atmosfera das celebrações se transforma, novas cores aparecem na liturgia e o altar ganha símbolos próprios deste tempo. Mas você sabe o que cada um desses sinais quer dizer?

Quatro semanas: uma caminhada rumo ao natal

O Advento é dividido em quatro semanas. Cada semana é marcada pela presença da Coroa do Advento e a cada domingo, uma nova vela é acesa.

Nas duas primeiras semanas, a liturgia nos convida a manter o coração atento e vigilante como forma de esperança pela vinda gloriosa do Salvador. Nas duas semanas seguintes, recordamos a espera confiante dos profetas e de Maria.

As cores litúrgicas: o roxo e o rosa

Cada cor tem um significado nas missas de domingo do advento:

O roxo é usado na maior parte desse tempo, no primeiro e segundo domingo do advento para simbolizar a penitência, o arrependimento e a preparação. Saiba mais sobre o significado dessa cor neste vídeo do A12:

A cor rosa aparece em um momento especial, no terceiro domingo do advento, chamado de Domingo Gaudete. Neste dia, um tom mais leve do Rosa substitui o roxo como um sinal de que a alegria do período do Natal já desponta no horizonte e a esperança do Cristo em forma de criança começa a renascer nos fiéis.

Coroa e suas velas

A Coroa do Advento é um dos símbolos mais conhecidos deste tempo. Cada vela presente na coroa representa uma semana e uma atitude espiritual: esperança, fé, alegria e amor. 

“Seria bonito se cada família também tivesse suas velas em casa. A cada domingo, ao acendê-las e rezar juntos, deixamos que a luz de Cristo habite nosso lar e o nosso coração”, sugere Pe. Thiago Henrique Guimarães, pároco da Paróquia Puríssimo Coração de Maria, em Guaratinguetá (SP).

O sacerdote recorda que o Natal não se resume às luzes e enfeites externos. "Corremos o risco de nos encantarmos com as luzes de fora e esquecermos que Cristo quer ser luz dentro de nós", afirma o Padre.

Ele reforça ainda que o Advento é um convite a redescobrir o valor sagrado da família. A salvação entrou no mundo por meio de uma família: a Sagrada Família de Nazaré. Também nossas famílias são chamadas a acolher Jesus e se tornarem lugar de encontro com Deus, explica Pe. Thiago.

Mais do que preparar a casa para as festas, é preciso preparar o coração. Sempre há algo a reconciliar, um perdão a oferecer, um gesto de amor a retomar. O Advento é o tempo oportuno para isso, recorda o padre.

add_box Saiba aqui quais os significados das velas do Advento: esperança, paz, alegria e amor! 

add_box Como montar uma coroa do advento?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rafael Gurgel, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...