O culto ao ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem uma história que conta com um período de esquecimento e de restauração, na qual os Missionários Redentoristas tiveram um papel determinante.
A história do ícone se entrelaça com a Congregação Redentorista no dia 26 de abril de 1866, quando numa procissão comovente, o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi entronizado na igreja de Santo Afonso e pode então ser novamente venerado publicamente. Papa Pio IX entregou ali o quadro à veneração na igreja dirigida pelos Missionários Redentoristas e fez um pedido que se tornou um compromisso permanente: "Façam-na conhecida no mundo inteiro".
A história do ícone tem origem na pequena ilha de Creta, na Grécia, e é cheia de mistérios e até se parece em algum momentos com um filme de aventura. Ela envolve um roubo, uma tormenta em alto mar, uma mensagem de Nossa Senhora a uma criança, tempos de veneração, de esquecimento e até uma guerra até chegar às mãos da Congregação do Santíssimo Redentor.
:: Leia aqui sobre a história do ícone roubado, perdido, esquecido, mas que ganhou o mundo
O que está representado no ícone?
O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um ícone bizantino antigo que representa a Virgem da Paixão como o Menino Jesus nos braços. Essa imagem mariana foi pintada para animar a esperança e a oração dos cristãos, e sua profunda mensagem espiritual transparece em sua beleza artística.
Ele fica exposto na Igreja de Santo Afonso localizada na Via Merulana e é considerado um ícone mariano com rico simbolismo de formas e cores. Ele é uma pintura em madeira, com 54 centímetros de altura por 41,5 de largura.
Na atualidade, uma marca dessa devoção são as Novenas Perpétuas realizadas em todas as comunidades redentoristas e que tiveram o seu início em 1922, no Missouri, Estados Unidos.
A mensagem do ícone
Ícone é o nome dado a uma pintura que, não sendo apenas um quadro ou uma obra de arte, é carregada de significados sagrados e leva seu observador à oração. O Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é formado por quatro figuras: Nossa Senhora, o Menino Jesus e dois arcanjos.
A aparição dos arcanjos com uma lança e a cruz mostram ao Menino Jesus os instrumentos de sua Paixão. Assustado corre aos braços da Mãe. Por causa do movimento brusco desamarra a sandália. Maria o acolhe com ternura e lhe transmite segurança. O olhar de Nossa Senhora não se dirige ao Menino, mas a nós. Porém, sua mão direita nos aponta Jesus, o Perpétuo Socorro. As mãos de Jesus estão nas mãos de Maria. Gesto de confiança do Filho que se apóia na Mãe. Na riqueza de seus símbolos, o ícone bizantino tem ainda muito a revelar.
A festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é celebrada no dia 27 de junho.
:: Infográfico | Entenda a simbologia do ícone
:: Saiba como rezar a Novena do Perpétuo Socorro
Veja onde encontrar uma igreja redentorista dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Brasil:
Revista destaca a memória da Província Nossa Senhora Aparecida
“Focus Provincialis” traz artigo enriquecedor sobre a chegada dos pioneiros alemães na cidade de Aparecida (SP)
Irmão Bento Hiebl, artista sacro da Congregação Redentorista
Irmão Bento deixou para a Congregação a herança de um missionário consagrado para a arte sacra. Saiba mais!
Dia de Finados: celebrar a ressureição daqueles que adormeceram no Cristo
Ir. Carlos José da Cunha, C.Ss.R, destaca a comemoração dos Fiéis Defuntos. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.