Foto: Thiago Leon
O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida recebeu na última semana os grandes sinos que vão compor o novo Campanário. São, no total, 13 sinos, que foram produzidos na Holanda pela empresa Petit & Fritsen.
Como orienta a Igreja Católica, todo sino é dedicado a um santo. No caso dos sinos do Santuário, cada um será dedicado a um dos 12 apóstolos. Além da dedicação, cada sino também homenageará os cardeais, arcebispos e bispos que tem ligação com a história do encontro da Imagem, da chegada dos Missionários Redentoristas à Aparecida e da construção do Santuário Nacional.
O 13º sino, maior que os demais, é dedicado à Virgem de Aparecida e a São José, e a homenageia a Família Campanha dos Devotos. A concepção artística do projeto é do artista sacro Cláudio Pastro, assim como toda a parte interna e externa do Santuário de Aparecida.
No dia 8 de dezembro, dia em que se comemora a Imaculada Conceição, os sinos serão abençoados durante a Santa Missa das 9h e ficarão expostos para visitação na Basílica, próximo à Porta Santa. É também próximo a esse espaço que será construído o Campanário, entre dois pontos muito visitados do Santuário Nacional: a Passarela da Fé e a Capela das Velas.
“O Santuário tem sido construído através de uma união de sonhos: da Família Campanha dos Devotos e de todos aqueles que trabalham aqui para ver a Casa da Mãe cada vez mais bonita”, disse o administrador-ecônomo do Santuário, padre Daniel Antonio da Silva.
O Campanário pesará no total 284,74 toneladas, com a estrutura e todos os sinos. O projeto é parte da preparação do Santuário para as comemorações do jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, que será comemorado no ano de 2017.
Reproduções musicais dos sinos foram personalizadas para o Santuário
Os sinos do Campanário do Santuário Nacional funcionarão de duas formas: através de toques comuns ou reproduções musicais personalizadas pelo Santuário, através de teclado próprio para esta função.
Para os toques tradicionais, badalarão movidos por motores eletromagnéticos. Já para a reprodução musical permanecerão “parados” e martelos internos produzirão os sons do carrilhão. As notas musicais foram definidas em conjunto com os maestros do Santuário, tendo como objetivo viabilizar a reprodução da maioria das músicas dedicadas a Nossa Senhora.
O projeto ainda conta com outra grande novidade: durante as apresentações com orquestra, como o PEMSA – Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida, os sinos poderão fazer participação especial.
Coletiva de Imprensa - Para o dia 8 de dezembro, após a bênção dos sinos, o Santuário Nacional e a Arquidiocese de Aparecida estão organizando uma coletiva de imprensa, na qual serão tratados os assuntos: Campanário, Abertura da Porta Santa e Ano da Misericórdia. Estarão presentes o Cardeal-arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, o reitor do Santuário padre João Batista e o administrador-ecônomo, padre Daniel Antonio.
CAMPANÁRIO
Aspectos construtivos: Estrutura mista (Concreto e Metálica)
Dimensões da base: 9,00 x 20,00 m
Altura do Fólio Maior: 37,50 m
Altura do Fólio Menor: 32,50 m
Peso da Estrutura: 274 Toneladas
Peso Total (Estrutura + Sinos): 284,74 Toneladas
SINOS
Fabricação: Petit & Fritsen B.V (Empresa do Grupo Royal Eijsbouts)
Local de Produção: Asten (Holanda)
Curiosidade: A empresa Petit & Fritsen foi fundada no ano de 1.660. Logo após o fechamento de contrato com o Santuário foi adquirida pela empresa Royal Eijsbouts, fundada em 1.872.
Concepção Artística: Cláudio Pastro | Cada sino tem um símbolo que representa sua dedicação: aos Apóstolos, a Virgem de Aparecida e a São José.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.