Artigos

A Imagem de Nossa Senhora que emerge dos Santos Evangelhos e da vida do nosso povo

A imagem de Nossa Senhora Aparecida pequena, morena, vestida de manto azul, possui variados e riquíssimos significados.

Escrito por Academia Marial

14 OUT 2024 - 10H32 (Atualizada em 14 OUT 2024 - 17H12)

1. A imagem de Nossa Senhora que emerge dos Santos Evangelhos 


Painel da Pesca Milagrosa de Cláudio Pastro, localizado no Santuário Nacional.


O tema em estudo surge da minha contemplação à imagem de Nossa Senhora Aparecida pequena, morena, vestida de manto azul e sempre presente em todos os lugares desde os mais importantes como a Basílica de Aparecida, chamada de Santuário Nacional, até os oratórios encontrados em nossos sítios e fazendas, sobretudo nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Como vemos, ela está sempre conosco e em todos os lugares. Podemos dizer que ele semelhante a Deus que é onipresente; portanto, Ela é toda do povo e está onde o povo está. É a canção que ouvimos no seu Santuário em Aparecida – SP. 

Assim, a imagem de Maria possui variados e riquíssimos significados. Ela é referência singular para todas as mulheres: mães, senhoras, filhas, jovens, domésticas, etc. Ela é a imagem do próprio Deus, imagem e semelhança do ser divino, portanto é sua imagem sacramental.

O nosso país se caracteriza como uma nação mariana e é verdade, por exemplo, Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Piedade é a Padroeira de Minas Gerais e Nossa Senhora de Nazaré é a Padroeira de Nazareno em Minas Gerais. Em todas as suas regiões e suas diversas dedicações, as pessoas têm se mantido próximas e confiantes a Nossa Senhora Aparecida frequentando periodicamente seu Santuário. Presenciamos irmãos de outras denominações religiosas que visitam os santuários marianos porque sabem que ali podem expressar suas necessidades e confiar em uma resposta positiva em relação a elas.

Isso é necessário e acontece por vários motivos, como a título de exemplo, as pessoas leem mais os textos bíblicos e teológicos e através de sua leitura e da maior frequência às missas e aos cursos mariológicos. Por sua vez, as pessoas assistem as televisões católicas e seus programas, sobretudo sobre Maria. Com isso, podem visualizar melhor a imagem de Nossa Senhora como é diante de Deus e nossa.

As pessoas estão estudando mais e conhecem melhor a sua Igreja e dentro da Igreja, a Virgem Maria. Deste modo, as pessoas têm uma melhor clareza sobre a Igreja de Nossa Senhora, como um verdadeiro lar cristão¹. Assim, existe uma melhor abordagem da figura de Maria, protótipos do que é ser mulher em sua performance de cristã virtuosa.

Colocando a Bíblia no seu devido lugar, como um livro sagrado, podemos vislumbrar nela a imagem de Maria. Por exemplo, no texto da anunciação em Lucas (1,26-38), vemos a pregação da aceitação por parte de Maria ao plano de Deus. E isso é muito importante e decisivo. Mostra-nos o quanto Maria é questionadora. Ela pergunta: como pode ser isso se eu não conheço homem algum? O evangelista nos mostra uma jovem muito alerta, assertiva e disposta a compreender bem o que lhe é proposto. Quer dizer, em Maria podemos louvar a sua disponibilidade a Deus e também a sua capacidade de fazer perguntas para responder livremente. Noutras palavras, sua imagem é a de uma mulher inteligente e questionadora. 

Muito interessante é o texto do Magnificat (Lc 1,46-56), porque nos mostra a imagem de Maria como mulher contemplativa, mas não passiva: "silêncio de Maria" porque "Maria guardava tudo em seu coração" Lc 2,51). Como a moeda tem duas faces, Maria no Magnificat mostra-a como uma mulher capaz de ter voz ativa. Noutras palavras, Maria é profética e desafiadora: a misericórdia de Deus é infinita, mas nessa misericórdia "Ele derruba os poderosos de seus tronos e exalta os humildes, enche de bens os famintos e despede vazios os ricos". Portanto, no contexto social em que se vive em seu tempo procura viver a vontade de Deus que é ficar do lado dos mais pobres.

Por sua vez, o evangelista João nos fala das Bodas de Caná (2, 1-12). O evangelista enfatiza o serviço de Maria em sua intuição na previsão e percepção da falta do vinho e no pronto atendimento das necessidades dos noivos etc. No entanto, Maria vai mais longe, tomando a iniciativa como discípula e convida todos os presentes a fazer a vontade de Deus: “Fazei tudo que Ele vos disser”. A partir daí Jesus fará sinais ² através dos quais os discípulos poderão crer em Jesus enquanto chega a hora³ em que Ele se manifestará plenamente a eles e ali, aos pés da cruz (Jo 19, 25-27), Maria começará a nova comunidade de discípulos.

Neste sentido de discipulado, Maria é modelo para os seguidores de Cristo, homens e mulheres peregrinos da esperança. Os traços marianos reivindicam mais a reciprocidade que complementaridade, mais a plenitude pessoal do que na divisão de papéis, mais na colaboração e cooperação do que na manutenção de uma assimetria de gênero. Assim, como vemos, seria ótimo nós descobrirmos em Maria a sua imagem que emerge dos Evangelhos, dos documentos da Igreja e da vida do povo, como dizia o Documento de Aparecida 4, uma “mulher livre e forte, conscientemente orientada para o verdadeiro seguimento de Cristo. Ela vive toda a peregrinação da fé como Mãe de Cristo e depois dos discípulos, sem ser poupada da incompreensão e da busca constante do projeto do Pai” (n. 266); “Maria, Mãe da Igreja, além de modelo e paradigma de humanidade, é arquiteta da comunhão” (n. 268)5 , “Maria é a grande missionária, continuadora da missão de seu Filho e formadora de missionários ( nº 269)6.

No mundo atual o resgate da imagem de Nossa Senhora Aparecida quer contribuir com o rompimento dos estereótipos de gênero e nos impulsiona a construir a igualdade fundamental entre homens e mulheres, típica do ser cristão porque “não há nem judeu nem grego; nem escravo nem livre; nem homem nem mulher, porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl 3,28).

2. A imagem de Nossa Senhora que emerge do nosso povo: análise dos significado e simbologia da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

A imagem de Nossa Senhora Aparecida possui profundo sentido para entender o mistério da fé cristã 7. Vamos compreender os principais símbolos contidos na imagem de Nossa Senhora Aparecida 8, a Padroeira do Brasil. Veremos como ela é rica em significados, que trazem mensagens para a nossa vida.

Primeiramente, Nossa Senhora Aparecida é Nossa Senhora da Conceição. Antes de começarmos a decifrar os símbolos, é preciso saber que a chamada carinhosamente de 'Santinha' que fica sob o manto de Nossa Senhora Aparecida é Nossa Senhora da Conceição. Trata-se de uma imagem feita no estilo barroco. Por isso, para quem desconhece, ela aparenta ser muito simples e até 'feia'. Porém, isso se deve à maneira de se confeccionar imagens de santos no período barroco. Mas quando compreendemos os significados contidos na imagem de Nossa Senhora da Conceição, nossa visão muda. Vamos, então, conhecer os símbolos da imagem.

a) A meia lua sob os pés de Nossa Senhora Aparecida

A imagem de terracota encontrada pelos pescadores no Rio Paraíba em 1717 (século XVIII) tem uma característica peculiar que a define como Nossa Senhora da Conceição: a meia lua debaixo dos pés. Este símbolo tem dois significados profundos: 1. A lua não brilha por si mesma, mas reflete a luz do sol. Na Iconografia cristã, o sol é Jesus Cristo. Por isso, a luz sob os pés de Maria significa que sua luz vem de Jesus e leva a Ele. Pois, se perguntarmos: 'de onde vem o brilho de Nossa Senhora' a resposta só pode ser uma: 'de Jesus, seu Filho'. 2. A lua brilha no meio da escuridão da noite. A escuridão simboliza a humanidade pecadora e a lua simboliza a pureza e a luz. Significa que Maria, mesmo tendo nascido na humanidade pecadora, foi preservada do pecado pela graça de Deus, ou seja, ela é Imaculada (sem mancha) desde sua concepção no ventre de sua mãe, Santa Ana. Ela é a Imaculada Conceição, ela foi concebida sem o pecado original. Por isso, ela brilha como a lua, refletindo a luz do sol, que é a verdadeira fonte de vida, de luz e de calor.

b) A serpente sob os pés de Nossa Senhora Aparecida

Thiago Leon
Thiago Leon
Painel da Imaculada Conceição de Cláudio Pastro, localizado no hall da torre Brasília no Santuário Nacional.


Embora seja difícil de perceber, a imagem de terracota de Nossa Senhora Aparecida traz também sob os seus pés a imagem de uma serpente. Significa que Maria, sendo 'Imaculada Conceição' (concebida sem pecado) e tendo gerado Jesus Cristo, esmagou a cabeça da serpente, como está escrito no livro do Gênesis. Em Maria começou a vitória sobre o demônio e esta foi concluída pela morte e ressurreição de Jesus. 

c) Os anjos e as nuvens nos pés de Nossa Senhora Aparecida

Ainda nos pés da imagem de Nossa Senhora Aparecida, vemos uma nuvem e um anjinho barroco. Estes dois símbolos nos ensinam que a Virgem Maria está no céu, está na glória de Deus e que lá no céu, junto de seu Filho Jesus, ela intercede por nós.

d) As mãos de Nossa Senhora Aparecida 

Thiago Leon
Thiago Leon
Imagem original encontrada no Rio Paraíba do Sul em 1717, na cerimônia de benção dos mantos na Capela Reservada no Santuário Nacional.


As mãos de Nossa senhora Aparecida estão unidas na altura do coração simbolizam a oração. Em todas as aparições da Virgem Maria, ela nos pede oração. Ela mesma, enquanto viveu neste mundo, foi uma mulher de oração. E agora, no céu, não cessa de rezar, intercedendo por todos nós. As mãos de Nossa Senhora Aparecida em gesto de oração nos lembram que 'quem reza se salva e quem não reza se perde'. A oração transforma as vidas das pessoas. E as mãos de Maria unidas na altura do coração nos falam que a oração deve ser feita 'com o coração' e com sinceridade. E nos falam também que a oração cura o coração.

c) O manto de Nossa Senhora Aparecida

O manto de Nossa Senhora Aparecida foi ofertado a ela em 1888 pela Princesa Isabel, em sua segunda visita ao Santuário Nacional. O manto é rico em significados. A cor azul do manto de Nossa Senhora Aparecida simboliza o céu. Os bordados em dourado que adornam o manto simbolizam a realeza e nos lembram que Nossa Senhora Aparecida é Rainha do Céu e da terra. A bandeira do Brasil bordada no manto, simboliza que ela é a Padroeira do Brasil. A bandeira do Vaticano nos lembra que a Virgem Maria é Mãe da Igreja. As bandeiras do Brasil e do Vaticano unidas, simbolizam que o Brasil é um país católico, sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida.

d) A coroa de Nossa Senhora Aparecida

Juntamente com o manto, a coroa também foi ofertada a Nossa Senhora Aparecida pela Princesa Isabel, na mesma data, em 6 de novembro de 1888. A coroa nos lembra o quinto Mistério Glorioso que rezamos no terço: a coroação de Maria como Rainha do Céu e da terra. Nossa Senhora Aparecida é a Rainha do Céu e da Terra.

Enfim, queremos rezar piedosamente, a Oração a Nossa Senhora Aparecida:

'Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados, ó Virgem Santíssima; cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades. Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado. Animado com esta confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte. Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar. Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém.'


Pe. Sílvio Firmo do Nascimento 

Paróquia do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, Nazareno – MG. Diocese de São João del-Rei – MG.

Associado da Academia Marial

 

¹ LAR é lealdade, amor e reza. LAR é o tripé da família cristã.

² Sinais são milagres que sinalizam a presença do Reino de Deus entre nós.

³ Hora significa: a Hora da entrega do Espírito ao Pai por Jesus na Cruz. As bodas de Caná são o início da vida pública de Jesus.

4 Documento de Aparecida, n. 266.

5 Documento de Aparecida, n. 268.

6 Documento de Aparecida, n. 269

7 8 Significado e simbolismo da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Disponível em https://cruzterrasanta.com.br/significado-e-simbolismo-de-nossa-senhora-aparecida/21/103/#google_vignette, Acesso em 15 de set.2024.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...