Título: Nossa Senhora da Conceição – “Senhora de todos os povos”.
Padroeira: Cuiabá (Mato Grosso)
Festa: 08 de Dezembro
Foi em 8 de abril de 1719 que surgiu a capital do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, junto às margens do rio Coxipó. Pascoal Moreira Cabral foi quem assinou a ata de fundação do pequeno povoado. A povoação teve inicio a partir da descoberta do ouro pelos bandeirantes paulistas. A povoação se expandiu e surgiu a Vila Real do Senhor Boa Jesus de Cuiabá. Através da carta régia datada de 17 de setembro de 1818 assinada por Dom João VI, a vila foi elevada à cidade. Mesmo sendo elevada a categoria de cidade a sede da capitania ainda era a Vila Bela da Santíssima Trindade. Em Agosto de 1835, Cuiabá se tornou a capital da província de Mato Grosso, que se tornaria Estado com a proclamação da República. A origem do nome “Cuiabá” é incerta. Alguns afirmam que teve origem no lugar chamado "Ikuiapá". Neste local os índios bororos realizavam pesca com flecha-arpão, que na língua nativa chama-se "Ikuia", sendo "pá" o designativo de lugar. Outros afirmam que tem origem na palavra “kuyaverá” que em guarani significa "rio da lontra brilhante".
Teodoro Sampaio (1855-1937), grande estudioso do tupi, afirmava que, se o nome tivesse origem nesta língua indígena, poderia significar "homem que faz farinha", "farinheiro", pois "cui" é "farinha" e "abá" homem.¹ O cientista Alemão Von Martius (1794-1868) grande expedicionário das terras brasileiras “traduziu o termo como "fabricante de vasilhas", decompondo-o em "cuia" (vasilha) e "abá" (criador), atribuindo-o a outro dialeto das tribos locais”.²
A forte tradição cuiabana elevou Nossa Senhora da Imaculada Conceição como Padroeira da Capital e esta devoção chegou através dos padres europeus. A Imaculada Conceição foi proclamada Padroeira de Portugal no século XVI e de todos os lugares desbravados. O navegador Pedro Álvares Cabral em sua navegação que chegou ao Brasil trazia consigo uma imagem da Nossa Senhora da Conceição.
Em Cuiabá, a celebração ao dia da Nossa Senhora Imaculada Conceição se tornou tradição praticamente desde sua fundação, principalmente entre a elite. Segundo o livro Patrimônio Cultural Religioso, da historiadora Simone Ribeiro Nolasco, a imagem da Imaculada era incidente na casas dos cuiabanos na época da colônia. "[Ela] era a padroeira do Reino e suas colônias, o que fez com que sua festa se oficializasse também em todo o Império, tornando-se o culto mais difundido nas fundações primitivas na América portuguesa". Uma das imagens históricas da Imaculada Conceição está na Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho (outra faceta da Virgem Maria). Em 1954, a imagem foi colocada em substituição de um velho cruzeiro que havia no local. A homenagem foi da Arquidiocese de Cuiabá para celebrar o centenário do dogma da Imaculada Conceição, em 1954, durante o arcebispado de Dom Aquino Correia.³
O título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição evoca que Maria Santíssima foi concebida sem mancha de pecado original. O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado pelo Papa Pio IX, em dia 8 de dezembro de 1854, na Bula Ineffabilis Deus. O Santo Padre declarou que: “...a doutrina que sustenta que a Santíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua concepção, foi por singular graça e privilégio de Deus onipotente em previsão dos méritos de Cristo Jesus, Salvador do gênero humano, preservada imune de toda mancha de culpa original, foi revelada por Deus, portanto, deve ser firme e constantemente crida por todos os fiéis.”
A primeira celebração do culto da Imaculada Conceição aconteceu na Sé Velha de Coimbra, no dia 8 de dezembro de 1320. A ligação entre Portugal e a Imaculada Conceição ganhara destaque em 1385, quando as tropas comandadas por D. Nuno Alvares Pereira derrotaram o exército castelhano e os seus aliados, na batalha de Aljubarrota. Em honra a esta vitória, o Santo Condestável fundou a igreja de Nossa Senhora do Castelo, em Vila Viçosa, e fez consagrar aquele templo a Nossa Senhora da Conceição. A antiga igreja de Nossa Senhora do Castelo, espaço onde se ergue atualmente o santuário nacional, afirmou-se nos finais do século XIV como um sinal desta devoção, em toda a Península Ibérica. Depois, deu-se durante o movimento de restauração da independência que acabou com o domínio castelhano em Portugal e que culminou com a coroação de D. João IV como rei de Portugal, a 15 de dezembro de 1640, no Terreiro do Paço, em Lisboa. O mesmo D. João IV atento a uma religiosidade que também já envolvera a construção de monumentos como o Mosteiro da Batalha, o Convento do Carmo e o Mosteiro da Conceição, coroou a Imagem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa como Rainha e Padroeira de Portugal durante as cortes de 1646. A Universidade de Coimbra tem um papel importante em todo este processo, já que todos os seus intelectuais defenderam o dogma sob forma de juramento solene. Após a proclamação dogmática, surgiu em Portugal um movimento no sentido de erguer um monumento nacional que assinalasse a definição de Pio IX. Em 1869 concluiu-se esse primeiro monumento, no Sameiro, em Braga, seguindo-se-lhe a construção dum santuário dedicado à Imaculada Conceição de Maria, cuja imagem foi coroada solenemente em 1904. 4
Dia de Nossa Senhora Imaculada da Conceição, é feriado em Cuiabá. A data, dedicada à padroeira da Capital, é considerada dia festivo e feriado religioso municipal, instituído pela Lei Municipal nº 5.576, de 24 de agosto de 2012. 5
Bibliografia:
Aprofundamento das Sagradas Escrituras: Um convite para uma Igreja mais Bíblica
Academia Marial de Aparecida promovel a terceira edição do Congresso Biblico de Aparecida, durante os dias de aprofundamento renomados nomes ministraram palestras aos participantes, de modo presencial ou virtual.
A história de devoção à Nossa Senhora da Conceição Aparecida
A devoção a Nossa Senhora da Conceição é um legado da colonização portuguesa, e desde 1930 Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do Brasil, oficializado pelo Papa Pio XI, sua festa litúrgica é comemorada dia 12 de outubro, pois é uma data aproximada do encontro da imagem.
A Imagem de Nossa Senhora que emerge dos Santos Evangelhos e da vida do nosso povo
Ela é toda do povo e está onde o povo está.
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