A belíssima Basílica de Santa Maria Maior, também conhecida como Basílica de Nossa Senhora das Neves ou Basílica Liberiana, é uma das basílicas papais. Nas extremidades da rua Merulana, é possível vislumbrar duas das basílicas papais, a saber: Santa Maria Maior e São João de Latrão.
Construída entre 432 e 440, durante o pontificado do Papa Sisto III, é dedicada ao culto da Santa Mãe de Deus, cujo dogma da Divina Maternidade fora declarado pelo Concílio de Éfeso (431).
Ao solicitar a construção desta igreja, o Papa solicitou que fosse grande e majestosa, e é pela grandiosidade desta igreja é que a ela deu-se o nome pelo qual é conhecida: Basílica de Santa Maria Maior.
Nesta igreja foi realizado o primeiro presépio sobre o qual se tem conhecimento. Por isso, ficou também conhecida como “Basílica de Santa Maria do Presépio”. Aqui encontram-se os primeiros e mais belos mosaicos alusivos à Virgem. É indizível a beleza desta basílica e é, de fato, um dos maiores e mais belos santuários da cristandade.
A festa litúrgica da “Dedicação de Santa Maria Maior”, que acontece no dia 5 de agosto, passou a constar no calendário litúrgico a partir do ano de 1568.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.