O III Congresso Bíblico de Aparecida, que ocorrerá de 6 a 9 de novembro de 2024, promovido pela Academia Marial de Aparecida, terá como tema: “Nós somos o Templo do Deus vivo” (2Cor 6,16b). A temática refletirá sobre o ser humano como habitação de Deus, aprofundando os termos “templo”, “tenda”, “santuário” e “morada”. Esses termos estão presentes nas Sagradas Escrituras e iluminarão as conferências e os momentos de estudo.
Os mosaicos da Fachada Sul, recém-inaugurados, servirão como fonte inspiradora para esta terceira edição do Congresso Bíblico. Além do enfoque bíblico, este ano também teremos uma perspectiva litúrgica, construindo uma ponte entre o mistério celebrado e o mistério vivido. Portanto, nosso congresso terá uma abordagem bíblico-litúrgica.
As inscrições para o III Congresso Bíblico de Aparecida estão ENCERRADAS.
Aos interessados em participarem entrar em contato com:
email academia@santuarionacional.com
local_phone (12) 3104-1548 e (12) 3104-1549.
A emissão de certificado de participação no evento somente é possível se o(a) participante assistir ao menos 75% (setenta e cinco por cento) das horas de atividades válidas do evento. É responsabilidade do(a) participante registrar a presença por meio da leitura do seu crachá, e, no caso dos participantes da forma on-line, a presença será registrada pela plataforma Zoom.
Deseja apresentar uma comunicação nos seminários do Congresso? Clique para mais informações.
Francisco Orofino é natural de Florianópolis, SC. É doutor em Teologia Bíblica pela PUC-RJ. Assessora comunidades e grupos populares com a Leitura Popular da Bíblia na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. É assessor nacional do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI). Tem várias publicações na área de Pastoral Bíblica. É leigo católico e reside em Nilópolis, RJ, com sua esposa Fátima e sua filha Sara.
Professor da Faculdade Claretiana de Teologia - Studium Theologicum, afiliada à Pontifícia Universidade Lateranense, e realiza estágio de pós-doutorado em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É membro da equipe de reflexão da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB. É doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Frade Menor Conventual, Presbítero, Doutor em teologia sacramental pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo, Vice-presidente da Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI), Professor e Assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB.
Padre jesuíta, professor e coordenador do curso de Teologia da FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. É mestre (PUC-RJ – 2013) e doutor (Centre Sèvres – Facultés Jésuites de Paris – 2019) em Teologia. Sua área de pesquisa se concentra no estudo de métodos e epistemologia teológica, com especial atenção à relação entre Teologia e Culturas. Dedica-se aos estudos de uma nova abordagem teológica, denominada “Teogastronomia”, em diálogo com as Ciências da Alimentação.
Frade missionário inaciano. Paulistano, nascido em 1971. Formado em Letras Clássicas pela USP, graduado e com mestrado em Teologia pela PUC/SP. Doutorando na USP, na área de tradução. Pesquisador na área bíblica, análises e tradução dos textos. Professor de grego bíblico, latim, hebraico e algumas disciplinas bíblicas, em diversas instituições.
Bispo auxiliar Arquidiocese do Rio de Janeiro. Especializou-se em teologia dogmática, obtendo a licenciatura pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção de São Paulo em 2002 e o doutorado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma em 2011.
Instituto São Paulo de Estudos Superiores ITESP
É uma faculdade de Teologia sediada em São Paulo no bairro do Ipiranga. Com 50 anos de história, nasceu fruto da união de necessidades formativas de três congregações religiosas: Redentoristas, Scalabrinianos e Verbitas. Surgiu em sintonia com o Concílio Vaticano II (1962-1965) e tem no mesmo evento os fundamentos de sua reflexão teológica atual. A graduação em Teologia tem reconhecimento civil pelo MEC e pontifício pelo Ateneo Santo Anselmo de Roma. Além da graduação, o ITESP promove pós-graduações (Lato Sensu) e extensões universitárias.
Academia Marial de Aparecida
Fundada em 16 de julho de 1985 e vinculada ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Aparecida-SP), a Academia Marial de Aparecida, também chamada de AMA, é uma Associação Pública de Fiéis, tendo por objetivo o cultivo da reflexão sobre a Virgem Maria em todos os seus aspectos, com destaque para a pastoral e incluídas a promoção da devoção à Padroeira do Brasil, a pesquisa científica marial e a preservação de um acervo mariológico. A AMA busca cumprir sua finalidade através de estudos, pesquisas, encontros, seminários, retiros, programas de pós-graduação, congressos, formação popular, cuidado de seu acervo, exposições e toda forma de divulgação, inclusive através de parcerias com outras entidades com os mesmos objetivos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Congressos