Inaugurado na noite de 24 de dezembro de 2024, com a celebração de abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, os católicos de todo o mundo vivem o “Ano da Graça”, o Jubileu Ordinário da Esperança. O Papa Francisco recordou, durante a sua homilia nesta celebração, o compromisso deste tempo: manifestar a esperança nas diferentes situações da vida. E ele destacou:
“Irmãs, irmãos, este é o Jubileu, este é o tempo da esperança! E ele convida-nos a redescobrir a alegria do encontro com o Senhor, chama-nos a uma renovação espiritual e compromete-nos na transformação do mundo, para que este se torne verdadeiramente um tempo jubilar.”
A Virgem Maria desponta como um exemplo concreto de esperança, mesmo diante das adversidades durante sua vida terrena: perseguição, exílio e desencontros, desde a Anunciação até o Calvário. Ela se manteve firme e confiante em Deus. Nem mesmo a morte na cruz de seu Filho amado arrebatou de Maria a esperança; pelo contrário, foi na Mãe de Deus que os discípulos encontraram o sinal visível da esperança na Ressurreição.
Eis aqui a serva do Senhor
A Santíssima Virgem é celebrada como um ícone de esperança para todas as gerações; sua vida nos ensina a não apenas esperar passivamente, mas a confiar e a agir conforme a vontade de Deus, colocando-se a serviço do outro. Por isso, a Academia Marial de Aparecida produziu a amostra “Maria, ícone da esperança”, inspirada na bula "Spes non confundit", conforme explica Bruna Monteiro, idealizadora da exibição:
“A inspiração da exposição veio a partir da bula de proclamação do Jubileu da Esperança. Trouxemos alguns momentos da vida de Maria que expressam a esperança, tendo a Virgem Maria como um exemplo para nós. Representamos esses momentos com o acervo da Academia Marial e pequenos textos explicativos.”
Na exposição, são apresentados momentos significativos da vida da Virgem Maria que ilustram sua esperança, obras que representam a Anunciação, a Visitação, o Nascimento de Jesus, as Bodas de Caná, Maria aos pés da cruz e a Assunção, destacando sua profunda conexão com a esperança cristã. Por seu exemplo, enfatiza-se a esperança como um dom que não decepciona.
Gratuita e acessível
O intuito da associação é despertar no visitante, a exemplo da Virgem Maria, a disponibilidade para atender ao chamado de ser portador da esperança, fortalecendo a fé e a confiança no futuro. A amostra é totalmente gratuita e, até o mês de maio, está disponível todos os dias da semana para visitação na vitrine da Academia Marial de Aparecida, localizada no subsolo do Santuário Nacional, em Aparecida-SP.
O local conta com acessibilidade e aqueles que visitarem a exposição poderão apreciar, além das obras do acervo da AMA, uma imagem de Nossa Senhora da Esperança confeccionada pelo artista plástico, morador de Pindamonhangaba-SP, Felipe Callipo, especialmente para exibição. Confira alguns registros:
1/3
Celebrando 40 anos, a Academia Marial de Aparecida realiza Assembleia com associados
Jornada da Esperança, o caminhar do Ano Litúrgico com a Virgem Maria
Jornada da Esperança: Compreender a presença da Virgem Maria na história da Salvação por meio do Ano Litúrgico,uma série de conteúdos formativos em audiovisual, totalmente gratuita e disponível na plataforma YouTube de modo permanente.
Aprofundamento das Sagradas Escrituras: Um convite para uma Igreja mais Bíblica
Academia Marial de Aparecida promovel a terceira edição do Congresso Biblico de Aparecida, durante os dias de aprofundamento renomados nomes ministraram palestras aos participantes, de modo presencial ou virtual.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.