Exposições

AMA exibe amostra inspirada no Jubileu da Esperança, em Aparecida-SP

O intuito da associação é despertar no visitante, a exemplo da Virgem Maria, a disponibilidade para atender ao chamado de ser portador da esperança, fortalecendo a fé e a confiança no futuro.

Escrito por Fagner Lima

23 JAN 2025 - 13H43 (Atualizada em 23 JAN 2025 - 15H44)

Inaugurado na noite de 24 de dezembro de 2024, com a celebração de abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, os católicos de todo o mundo vivem o “Ano da Graça”, o Jubileu Ordinário da Esperança. O Papa Francisco recordou, durante a sua homilia nesta celebração, o compromisso deste tempo: manifestar a esperança nas diferentes situações da vida. E ele destacou:

“Irmãs, irmãos, este é o Jubileu, este é o tempo da esperança! E ele convida-nos a redescobrir a alegria do encontro com o Senhor, chama-nos a uma renovação espiritual e compromete-nos na transformação do mundo, para que este se torne verdadeiramente um tempo jubilar.”


Vatican Media
Vatican Media
Papa Francisco diante da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano.


A Virgem Maria desponta como um exemplo concreto de esperança, mesmo diante das adversidades durante sua vida terrena: perseguição, exílio e desencontros, desde a Anunciação até o Calvário. Ela se manteve firme e confiante em Deus. Nem mesmo a morte na cruz de seu Filho amado arrebatou de Maria a esperança; pelo contrário, foi na Mãe de Deus que os discípulos encontraram o sinal visível da esperança na Ressurreição.

Eis aqui a serva do Senhor

A Santíssima Virgem é celebrada como um ícone de esperança para todas as gerações; sua vida nos ensina a não apenas esperar passivamente, mas a confiar e a agir conforme a vontade de Deus, colocando-se a serviço do outro. Por isso, a Academia Marial de Aparecida produziu a amostra “Maria, ícone da esperança”, inspirada na bula "Spes non confundit", conforme explica Bruna Monteiro, idealizadora da exibição: 

“A inspiração da exposição veio a partir da bula de proclamação do Jubileu da Esperança. Trouxemos alguns momentos da vida de Maria que expressam a esperança, tendo a Virgem Maria como um exemplo para nós. Representamos esses momentos com o acervo da Academia Marial e pequenos textos explicativos.”

Na exposição, são apresentados momentos significativos da vida da Virgem Maria que ilustram sua esperança, obras que representam a Anunciação, a Visitação, o Nascimento de Jesus, as Bodas de Caná, Maria aos pés da cruz e a Assunção, destacando sua profunda conexão com a esperança cristã. Por seu exemplo, enfatiza-se a esperança como um dom que não decepciona.

Gratuita e acessível

O intuito da associação é despertar no visitante, a exemplo da Virgem Maria, a disponibilidade para atender ao chamado de ser portador da esperança, fortalecendo a fé e a confiança no futuro. A amostra é totalmente gratuita e, até o mês de maio, está disponível todos os dias da semana para visitação na vitrine da Academia Marial de Aparecida, localizada no subsolo do Santuário Nacional, em Aparecida-SP.

O local conta com acessibilidade e aqueles que visitarem a exposição poderão apreciar, além das obras do acervo da AMA, uma imagem de Nossa Senhora da Esperança confeccionada pelo artista plástico, morador de Pindamonhangaba-SP, Felipe Callipo, especialmente para exibição. Confira alguns registros:




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fagner Lima, em Exposições

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...