Exposições

"Mariofanias", a nova exposição da Academia Marial de Aparecida

Escrito por Academia Marial

28 MAI 2024 - 15H00 (Atualizada em 18 JUL 2024 - 10H44)

Núcleo de Criação

O mês de maio é devocionalmente dedicado a Virgem Maria, e para bem celebrar essa piedade popular que tanto nos conecta com a Mãe de Deus, uma nova exposição foi produzida pela Academia Marial de Aparecida. A temática escolhida foi Mariofanias.

Em português o termo “fania”, é derivado do grego (pháneia), que em latim se tornou “phania”, cujo significado é “manifestação” – logo recordamos a Solenidade da Epifania do Senhor, festa da manifestação do Menino Deus como Rei de todos os povos e nações. O filósofo e pensador cristão Jean Guitton, uniu ao termo “phania” o nome “Maria”, para indicar e sinalizar todas as manifestações ligadas a Santíssima Virgem, Mãe de Deus.

Segundo o Diretor da Academia Marial de Aparecida (AMA), Ir. André Luiz de Oliveira, C.S.s.R:

“As mariofanias são pedagogias de Deus que se inserem na história e no tempo para fazer com que a nossa história humana seja história de Salvação.”

O termo compreende as diversas formas de manifestações relacionadas a Bem-Aventurada Virgem Maria, “Isso pode acontecer também por meio das visões, aparições, locuções, manifestações de Nossa Senhora e dos santos. É Deus agindo e interagindo na história.” Conclui o diretor da AMA.

A exposição é inspirada no tema do XVII Congresso Mariológico “’Todas as gerações me chamarão de bem-aventurada!’ (Lc 1,48) – A mariologia e mariofanias atuais”, que aconteceu entre os dias 15 a 18 de maio deste ano, em Aparecida (SP), e na série de artigos intitulada "Mariofanias: um encontro entre o humano e o divino", de organização do associado Vinícius Aparecido de Lima Oliveira. Vinícius também foi o responsável pela decoração na vitrine do espaço de exposição da Academia Marial no subsolo do Santuário.

As obras expostas são ilustradas pelo artista Jonas Reis, seminarista da Arquidiocese de Mariana (MG), que por meio da arte nos apresenta alguns dos títulos de devoções e invocações que tiveram origem a partir de mariofanias. “O processo de execução das obras partiu de um estudo de cada aparição buscando sintetizar alguns elementos presentes na aparição e na iconografia já existente das manifestações.” , explica o artista.

Você pode visitar até o mês de setembro a exposição “Mariofanias: manifestações e experiências místicas com a Mãe de Deus”, no espaço da Academia Marial no subsolo do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP).

Confira alguns registros da mostra:


2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Exposições

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...