O tema central do XVII Congresso Mariológico parte da profecia de Maria em Lc 1, 48: “Todas as gerações me chamarão de bem-aventurada!”. Nosso desejo é verificar como a nossa geração está cumprindo essa profecia mariana.
O evento pretende refletir sobre os fenômenos das aparições marianas e das experiências místicas marianas, como eixo inicial e central do XVII Congresso Mariológico. Certamente o grande documento de São Paulo VI, “Marialis Cultus”, no cinquentenário da sua publicação, continua sendo uma referência necessária para discernir o autêntico culto e piedade mariana em nossos dias. E queremos dar vez e voz aos jovens, que acolhem com entusiasmo e devoção Maria Santíssima, como modelo e intercessora. O Congresso também discutirá a importância dos santuários e da devoção mariana, bem como o surgimento de novas modalidades da Piedade Mariana, como o Terço dos Homens, os rosários da madrugada, as medalhas e a consagração. Além disso, haverá um discernimento do que é atualmente o fenômeno da piedade mariana e as manifestações marianas, incluindo um histórico desses surgimentos.
Veja como foi a abertura em 2023 no vídeo abaixo!
Dr. Ir. Afonso Murad, FMS
Doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana (Roma). Professor do Curso de Pós-Graduação em Mariologia da Academia Marial de Aparecida. Ambientalista, escritor e autor da obra “Maria, toda de Deus e tão humana” da Editora Paulinas.
Drª. Profª. Lúcia Pedrosa-Pádua
Doutora em Teologia Sistemática pela PUC-Rio, onde é pesquisadora e professora em tempo contínuo. Atua nas áreas de Mariologia, Antropologia Teológica e Espiritualidade. Graduada em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) de Belo Horizonte (MG) e em Economia pela UFMG. Professora do Curso de Especialização em Mariologia promovido pela Academia Marial de Aparecida e pela Faculdade Dehoniana. Presidente da Associação Brasileira de Mariologia. Coordena o Ataendi - Centro de Espiritualidade da Instituição Teresiana no Brasil, dedicado à formação de cristãos leigos e leigas, além de trabalhar na ação pastoral junto a comunidades.
Drª. Profª. Andrea Serrato
Doutora na área de Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015). Bolsista CAPES para doutorado sanduíche na Université Catholiqué de Lyon - France. Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) de Belo Horizonte (MG). Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e graduação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná. Professora do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR. Participa do grupo de pesquisa Teopatodiceia: Espiritualidade, Cultura e Práxis (PUCPR), como co-coordenadora, grupo de pesquisa Apophatiké (PUCRJ) e do grupo Exercícios Espirituais Inacianos (FAJE). Membro do Grupo de Pesquisa Ecocultura e Ecofeminismo vinculado ao Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião CITER - Universidade Católica Portuguesa Lisboa. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião (SOTER). Membro associado da Academia Marial. Membro fundador da Associação dos professores de mariologia do Brasil. É assessora teológica no curso Magis VI Latino-Americano. Participa como editora Associada da Revista Caderno Teológico PUCPR e participa do conselho editorial da Revista de Espiritualidade Inaciana de Itaici.
Dr. Pe. Alexandre Awi, ISch
Superior Geral dos Padres Schoenstatt. Doutor em Mariologia pela Internacional Marian Research Institute da Universidade de Dayton, nos Estados Unidos. Professor na Pós-Graduação em Mariologia e assessor teológico da Academia Marial de Aparecida. Membro da direção da Associação Brasileira de Mariologia.
Prof. Me. Vínicius Paiva
Leigo, pai de família, economiário com formação em Gestão de Pessoas e MBA em Transformação Digital. Bacharel em Teologia com especialização em Mariologia e Doutrina Social da Igreja. Fundador da Associação Missionária Servos de Maria de Caná, professor na Pós-Graduação de Mariologia e assessor teológico da Academia Marial de Aparecida. Mestre e doutorando em Teologia Sistemática pela PUCRS.
Dr. Pe. Marcial Maçaneiro, SCJ
Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), com tese na área de teologia trinitária. Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) de Belo Horizonte (MG), com dissertação na área de soteriologia. Lecionou eclesiologia, teologia ecumênica e teologia das religiões na Faculdade Dehoniana, em Taubaté (SP). Lecionou temas de sistemática, ética e religião no Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da PUC-SP. É membro da Comissão Internacional de Diálogo Católico-Pentecostal (Santa Sé), participa dos colóquios internacionais anualmente e colabora na redação do documento "Carismas na Igreja: significado teológico e alcances pastorais" (final report, 2015). Nos últimos oito anos dedicou-se à interface Religião & Ecologia e desenvolveu estudos sobre o Islã. Áreas de interesse para pesquisa: teologia sistemática em perspectiva pentecostal, temas de pensamento islâmico e cristianismo, salvação e religiões, interface religião/ecologia.
Prof. Dr. Pe. João Carlos Almeida, SCJ
Graduado em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque (1986), Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana, mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de São Paulo, doutorado em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor e supervisor do Curso de Pós-graduação em Mariologia pela Faculdade Dehoniana em parceria com a Academia Marial de Aparecida. Atual presidente da presidente da Associação Dehoniana Brasil Meridional (ADBM).
ABERTURA
MARIOFANIAS (MANHÃ)
MARIOFANIAS (TARDE)
CULTO E PIEDADE MARIANA (MANHÃ)
CULTO E PIEDADE MARIANA (TARDE)
DIÁLOGO MARIANO
Academia Marial de Aparecida
Fundada em 16 de julho de 1985 e vinculada ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Aparecida-SP), a Academia Marial de Aparecida, também chamada de AMA, é uma Associação Pública de Fiéis, tendo por objetivo o cultivo da reflexão sobre a Virgem Maria em todos os seus aspectos, com destaque para a pastoral e incluídas a promoção da devoção à Padroeira do Brasil, a pesquisa científica marial e a preservação de um acervo mariológico. A AMA busca cumprir sua finalidade através de estudos, pesquisas, encontros, seminários, retiros, programas de pós-graduação, congressos, formação popular, cuidado de seu acervo, exposições e toda forma de divulgação, inclusive através de parcerias com outras entidades com os mesmos objetivos.
Faculdade Dehoniana
É uma instituição que tem quase 100 anos de tradição em Taubaté. Aprovada pelo MEC, a Dehoniana hoje possui cursos de Graduação de Teologia, Filosofia e Administração de Empresas. Aqui você também encontrará cursos de pós-graduação e diversos cursos de extensão. A Dehoniana é conhecida pela alta qualidade de ensino. Mesmo sendo uma instituição tradicional e católica, estamos sempre inovando para receber bem nossos alunos. Com professores renomados mestres e doutores, o estudante realmente aprende o conteúdo para entrar no mercado de trabalho. Junto com a AMA mantém a Pós-Graduação em Mariologia.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Congressos