"Um grande momento de aprofundamento e riqueza de conteúdo", assim os participantes do Congresso Bíblico de Aparecida classificaram o evento, que é promovido pela Academia Marial de Aparecida (AMA) e conta com o apoio do portal A12, do Santuário Nacional e do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP). A edição deste ano marcou a terceira do evento e ocorreu de 6 a 9 de novembro no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, localizado no complexo do Santuário Nacional, em Aparecida, SP.
Com a proposta de meditar e aprofundar as Sagradas Escrituras, a temática escolhida, “Nós somos o templo de Deus Vivo” (2Cor 6,16b), teve como plano de fundo a fachada sul do Santuário Nacional, com o objetivo de refletir sobre o ser humano como habitação de Deus.
Conteúdo e formação
Durante os dias de aprofundamento, renomados nomes ministraram palestras aos participantes, de modo presencial ou virtual, onde os inscritos tiveram a oportunidade de optar pela presença remota, uma das grandes facilidades disponibilizadas para garantir maior participação e acesso de todos. No primeiro dia de palestras, nomes como Ms. Fr. Guilherme Pereira Anselmo Júnior e o Prof. Dr. Francisco Orofino se revezaram ao longo do dia.
Ao fim de cada explanação, os participantes de ambas as modalidades se dividiram em grupos e, com a moderação de voluntários, meditaram, partilharam e debateram sobre os temas propostos. Ao final, o moderador de cada grupo dirigia ao palestrante perguntas, abrindo assim a oportunidade de um diálogo com o palestrante, sob a moderação e apresentação de Pe. Camilo Junior, C.Ss.R, apresentador oficial do encontro. Outro ponto alto do dia a dia do evento foram os momentos de animação conduzidos pelo grupo "Ir Ao Povo", parceiros desde a primeira edição em 2022.
Na sexta-feira, foi a vez do Prof. Dr. Felipe Sérgio Koller, Frei Luís Felipe Marques, OFMConv, e Prof. Dr. Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ, conduzirem os momentos de palestras. Na tarde deste dia, houve a apresentação de seminários com temáticas relacionadas ao tema principal. A Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, proferiu a última palestra desta edição, no sábado pela manhã. Em seguida, o Prof. Dr. Francisco Orofino encerrou oficialmente o Congresso Bíblico de 2024 com uma belíssima condução da Leitura Orante, a Lectio Divina.
Uma iniciativa para produzir frutos
Padre Rosivaldo Motta, Missionário Redentorista e diretor da Academia Marial de Aparecida, agradeceu fraternalmente a participação de todos e pontuou sobre a importância de iniciativas como a do Congresso Bíblico de Aparecida, para gerar frutos nas comunidades, com o intuito de "resgatar e criar gosto naqueles que participam da caminhada da Igreja em se aprofundar". E finalizou recordando as palavras do Apóstolo Paulo: "Afinal, como nos diz São Paulo, nosso corpo é templo vivo do Espírito Santo de Deus."
Outro grande fruto desta iniciativa foi apresentado e celebrado ainda na abertura do evento: o livro “Êxodo: Libertação, Comunhão, Missão”, que registra todo o conteúdo do I Congresso Bíblico de Aparecida. Organizado pelo Diretor Emérito da Academia Marial de Aparecida, Pe. José Ulysses, C.Ss.R., e contendo escritos dos renomados biblistas Frei Carlos Mesters e Prof. Dr. Francisco Orofino.
Um convite para uma releitura dos textos sagrados que se referem à grande epopeia do Êxodo, como um caminho de libertação, de comunhão e de missão.
Confira alguns registros desta edição:
1/20
Jornada da Esperança, o caminhar do Ano Litúrgico com a Virgem Maria
Jornada da Esperança: Compreender a presença da Virgem Maria na história da Salvação por meio do Ano Litúrgico,uma série de conteúdos formativos em audiovisual, totalmente gratuita e disponível na plataforma YouTube de modo permanente.
Academia Marial inaugura a exposição: “Do barro ao Sagrado”
Evidenciando a tradição, cultura e fé a exposição conta com parceria do CDM e de um artesão do Vale do Paraíba.
Nihil obstat: Papa Francisco aprova documento conclusivo sobre Medjugorje
A nota de mais de 20 páginas reconhece os frutos positivos desta experiência e autoriza os fiéis a adesão de forma prudente, porém, não declara ser um fenômeno sobrenatural.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.