No último sábado (13), o IX Congresso Mariológico trouxe uma reflexão sobre a ‘Teologia da Imagem’, ministrada pelo Ir. Afonso Murad. Durante a palestra, Ir. Afonso Murad fez uma introdução à iconografia baseada no texto de Pe. Alexander Zatyrka.
O religioso enriqueceu a reflexão apresentando duas perspectivas diferentes da Teologia da Imagem. Uma encontrada na Igreja Oriental, pouco conhecida, a perspectiva dos ícones, e a outra é a perspectiva dos quadros de pintores clássicos. Duas perspectivas diferentes, porém complementares.
Ir. Afonso Murad ressaltou que é importante fazer a distinção de ícone e ídolo. “O ícone vem do grego eikon, que significa imagem, que é a representação de algo real. Enquanto ídolo, eidólon, que significa uma representação de algo que não existe, que é falso”.
Murad explicou ainda que essa perspectiva da humanidade de Jesus nos liberta da idolatria, pois não estamos idolatrando algo que não é Deus, mas sim o próprio Deus feito humano em Jesus. “A iconografia tem toda uma perspectiva simbólica que a gente só compreende com uma perspectiva do coração”.
“O ícone não é uma imagem religiosa simplesmente. O ícone não é uma mera pintura, ele é uma tentativa de passar algo do Mistério de Deus. Essa perspectiva da imagem precisa de uma sensibilidade espiritual. A força do ícone não está na beleza estética. Olhar para um ícone é um contemplar ‘olhos nos olhos’. O elemento mais importante na iconografia oriental são os olhos. Então se estabelece um diálogo”.
Ouça aqui toda a palestra ‘Teologia da Imagem’, por Ir. Afonso Murad:
O texto da palestra do Ir. Afonso Murad será publicado posteriormente aqui na página da Academia Marial.
O período da tarde do sábado ainda contou com uma palestra do artista plástico Cláudio Pastro.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.