Título: Nossa Senhora de Nazaré – Sob o olhar da Sagrada Família
Festa Religiosa: Amapá
Festa: Segundo Domingo de outubro
O Estado do Amapá está situado a Nordeste da Região Norte do Brasil, no Platô das Guianas. A origem de seu nome é incerta. Muitos afirmam que seu nome tem origem na língua Tupi que significa “o lugar da chuva”. Outros afirmam que sua origem é Aruaque referindo-se ao amapazeiro, arvore típica da região que produz um fruto parecido a maça porém na cor roxa, muito saboroso e utilizado na medicina para a produção de fortificantes e também para o tratamento de doenças respiratórias. O Amapá é o único Estado do Brasil que não tem a Virgem Maria por Padroeira. Mas, esta afirmação de um Estado sem Maria Santíssima por Padroeira, parece não ter muito sentido quando nos deparamos com a devoção dos Amapaense à Nossa Senhora de Nazaré e sua celebre festa do Círio realizada na Capital Macapá desde 1934.
O Padroeiro Oficial do Estado do Amapá e da Capital Macapá é São José e esta escolha foi acatada pelo Governo através de um projeto de Lei Ordinária nº 0082/01-AL atendendo a um pedido dos fiéis devotos do Santo Pai Adotivo de Jesus Cristo. Esta relação dos Amapaenses para com São José “vem desde os primórdios da civilização da fronteira Norte do Brasil, mais exatamente no ano de 1738, quando os portugueses tiveram assegurados o domínio sobre as terras situadas entre os rios Amazonas e Oiapoque e voltaram a se estabelecer na região, posicionando em Macapá um destacamento militar. Posteriormente, após assumir o governo do Estado do Maranhão e Grão Pará, em 24 de setembro de 1751, mais exatamente em dezembro daquele ano, o governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado organizou uma expedição sob o comando do sargento-mor João Batista do Livramento, constituída de soldados, e, principalmente, de colonos da Ilha dos Açôres, que passaram a conviver com os habitantes locais, quando o então povoado passou a progredir rapidamente. No ano seguinte, em meio a uma epidemia de cólera, Mendonça Furtado veio pessoalmente a Macapá trazendo o único remédio existente para combater a doença, que foi controlada. No início de fevereiro de 1758, Mendonça Furtado novamente aportou em Macapá com uma grande comitiva, com a missão de demarcar as fronteiras da Colônia com as terras pertencentes à Espanha, em cumprimento ao Tratado de Madri, assinado em 1750. Impressionado com o crescimento do povoado, um dia após a sua chegada (2 de fevereiro), ele o elevou à categoria de Vila, denominando-a de Vila de São José de Macapá”. ¹
Sendo São José o Padroeiro Oficial do Estado e da Capital e tendo a Festa do Círio de Nazaré como a “maior festa mariana” do Estado, podemos afirmar que os Amapaenses por especial proteção divino estão “sob o olhar da Sagrada Família”. "O Papa Francisco nos recorda que Jesus, Maria e José crescem juntos no amor recíproco e na confiança em Deus"². Assim os Amapaenses também vão crescendo no amor a Deus a partir da Devoção a São José e a Virgem de Nazaré.
“O Círio de Nazaré em Macapá é a maior festa religiosa do Estado e acontece já há 87 anos, sempre no segundo domingo de outubro. O primeiro Círio foi realizado no dia 4 de novembro de 1934. Com um percurso de quatro quilômetros, a procissão sai do Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Rita, pelas ruas de Macapá, até a Igreja São José. A manifestação católica faz parte do calendário histórico e cultural do Amapá”. ³
Vinícius Aparecido de Lima Oliveira
Associado da Academia Marial de Aparecida
Bibliografia:
1. CONTEÚDO aberto. In: Diário – Muita festa e religiosidade marcam o Dia do Padroeiro do Amapá - Disponível em: < https://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/cidades/muita-festa-e-religiosidade-marcam-o-dia-do-padroeiro-do-amapa/ >. Acesso em: 14 abr 2021.
2. CONTEÚDO aberto. In: FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA PAPA FRANCISCO ANGELUS - Disponível em: <https://www.mpap.mp.br/noticias/gerais/mp-ap-recebe-imagem-peregrina-de-nossa-senhora-de-nazare-3#:~:text=O%20primeiro%20C%C3%ADrio%20foi%20realizado,hist%C3%B3rico%20e%20cultural%20do%20Amap%C3%A >. Acesso em: 16 abr 2021.
3. CONTEÚDO aberto. In: Ministério Público do Estado do Amapá – MP-AP recebe imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré - Disponível em: < https://www.mpap.mp.br/noticias/gerais/mp-ap-recebe-imagem-peregrina-de-nossa-senhora-de-nazare-3#:~:text=O%20primeiro%20C%C3%ADrio%20foi%20realizado,hist%C3%B3rico%20e%20cultural%20do%20Amap%C3%A1. >. Acesso em: 14 abr 2021.
A Imagem de Nossa Senhora que emerge dos Santos Evangelhos e da vida do nosso povo
Ela é toda do povo e está onde o povo está.
Oração em homenagem a Nossa Senhora das Dores
Ó Nossa Senhora das Dores! Ó dores da maior bondade que estão guarnecidas no brilho do sol que é Cristo, luminosidade irradiada em todas as direções e dores em torno das quais giram todas as partes do mundo.
Salve Rainha, a realeza da Virgem Maria
A doutrina da Realeza de Maria pertence à mais antiga Tradição da Igreja, um legado que foi sendo enriquecido, ao longo dos séculos, pelos pontífices.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.