Busque títulos de Nossa Senhora

  • Nome
  • Mês
  • Localização
  • Intercessão
  • Todos
Ou escolha o dia no calendário  

Títulos de Nossa Senhora

Hoje, 12/12 é dia de:

Nossa Senhora de Guadalupe

12 de Dezembro é dia de:

Nossa Senhora de Guadalupe

Padroeiro de: América Latina

Localização: Cidade do México

No dia 9 de dezembro, celebramos a festa litúrgica do indígena asteca Juan Diego e, no dia 12 de dezembro, recordamos a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, que apareceu a este simples homem em 1531, período da dominação espanhola em terras ameríndias.


Acervo da Academia Marial de Aparecida


A história nos conta que Nossa Senhora apareceu a Juan Diego várias vezes, pedindo que fosse construída uma igreja no local da aparição. Mas o bispo da região não acreditava no jovem índio. Um dia, o bispo pediu um sinal concreto de que a Virgem aparecia-lhe naquela colina.

Aconteceu então o milagre. Juan Diego colhe rosas na colina e quando as entrega ao bispo, aparece no manto que envolvia as rosas, a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Este sinal inegável da presença de Deus conseguiu reunir o povo mexicano ao redor do Cristo e da fé católica.

A fama do milagre se espalhou. Enquanto o templo era construído, o manto com a imagem impressa ficou guardado na capela do paço episcopal. Várias construções se sucederam na colina, ampliando templo após templo, pois as romarias e peregrinações só aumentaram com o passar dos anos e dos séculos.

O local se tornou um enorme Santuário que abriga a imagem de Nossa Senhora. Nele está guardado o manto de Santo João Diego, em perfeito estado apesar de passados tantos séculos. Nossa Senhora de Guadalupe é a única a ser representada como mestiça, com o tom de pele semelhante ao das populações indígenas.

Foi declarada padroeira das Américas, em 1945, pelo Papa Pio XII. Em 1979, como extremado devoto mariano, o Papa João Paulo II visitou esse Santuário e consagrou solenemente toda a América Latina a Nossa Senhora de Guadalupe.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, C.Ss.R.

Reflexão
A espiritualidade em torno de Nossa Senhora de Guadalupe encontra sua raiz na profunda conexão entre fé e cultura, especialmente na realidade do povo latino-americano. Ao aparecer a São Juan Diego no século XVI, Maria apresentou-se como mãe amorosa e protetora, utilizando elementos culturais locais, como a língua náuatle e os símbolos do manto, para transmitir sua mensagem. Esse encontro não foi apenas uma manifestação sobrenatural, mas um chamado à unidade e à valorização da dignidade humana em meio a um contexto de colonização e sofrimento. Nossa Senhora de Guadalupe não trouxe apenas conforto espiritual, mas também esperança e identidade para um povo marcado por desafios e transformações profundas. Ela se tornou símbolo de uma fé encarnada, que acolhe a diversidade e se manifesta no amor e no cuidado. Essa espiritualidade guadalupana transcende o tempo e continua a inspirar os cristãos na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Ela nos recorda que Maria está ao lado de quem sofre, especialmente dos pobres e marginalizados, sendo modelo de confiança e perseverança em Deus. Ao olhar para o manto de Guadalupe, repleto de símbolos de harmonia entre o céu e a terra, somos convidados a viver nossa fé de maneira concreta, promovendo a paz, a reconciliação e o respeito mútuo. Mais do que uma devoção, Nossa Senhora de Guadalupe é um apelo à conversão, à proximidade com os outros e ao cuidado da criação, ensinando-nos que a verdadeira espiritualidade floresce no amor que transforma e gera vida.
Oração
Perfeita, sempre Virgem Santa Maria, Mãe do Verdadeiro Deus, por quem se vive. Tu, que na verdade és nossa Mãe Compassiva, te buscamos e te clamamos. Escuta com piedade nosso pranto, nossas tristezas. Cura nossas penas, nossas misérias e dores. Tu, que és nossa doce e amorosa Mãe, acolhe-nos no aconchego do teu manto, no carinho de teus braços. Que nada nos aflija nem perturbe nosso coração. Mostra-nos e manifesta-nos a teu amado Filho, para que Nele e com Ele encontremos nossa salvação e a salvação do mundo. Santíssima Virgem Maria de Guadalupe, Faz-nos mensageiros teus, mensageiros da Palavra e da vontade de Deus. Amém.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.