Nossa Senhora do Sorriso foi o nome dado por Santa Teresinha do Menino Jesus à Nossa Senhora das Vitórias, quando ela foi curada de uma grave enfermidade, pelo sorriso que Nossa Senhora lhe deu.
Santa Teresinha disse:
“Não eram meus desejos que poderiam produzir um milagre e, para minha cura, se fazia necessário um milagre. Foi Nossa Senhora das Vitórias que o fez.”
História de Nossa Senhora do Sorriso
Quando era pequena, Santa Teresinha perdeu sua mãe. Sua irmã mais velha, Paulina, passou a cuidar dela e da família. Passado algum tempo, Paulina entrou para o Carmelo. Teresinha, já muito triste com a morte da mãe, fica doente com a separação de sua irmã. Uma depressão muito forte se abateu sobre ela e nenhum médico consegue descobrir qual a sua doença. Ela ficou de cama, sofrendo muito, com apenas 14 anos de idade.
Milagre de Nossa Senhora do Sorriso
Paulina, sabendo da doença, intensificou as orações a Nossa Senhora, junto com as irmãs do Carmelo. O pai de Teresinha, muito devoto de Nossa Senhora das Vitórias, mandou rezar uma novena de missas em sua intenção e colocou ao lado de sua cama a imagem de Nossa Senhora das Vitórias. E todos da família começaram a rezar para a menina doente.
Na sua autobiografia, intitulada “História de uma Alma”, a jovem Santa Teresinha relatou admiravelmente que foi curada de sua doença graças à intervenção de Nossa Senhora:
“No dia 13 de maio de 1883, festa de Pentecostes, do meu leito, virei meu olhar para a imagem de Maria, e de repente a imagem pareceu-me bonita, tão bonita que nunca tinha visto nada semelhante. Seu rosto exalava uma bondade e ternura inefáveis, mas o que calou fundo em minha alma foi o sorriso encantador da Santíssima Virgem. Todas as minhas penas se foram naquele momento, e lágrimas escorreram de meus olhos, de pura alegria. Pensei: 'A Santíssima Virgem sorriu para mim!" Foi por causa das orações que eu tive a graça do sorriso da Rainha do Céu.”
Devoção a Nossa Senhora do Sorriso
Santa Teresinha, intuitivamente, passou a chamar a imagem de Virgem do Sorriso. Por isso, a devoção iniciou mesmo em sua própria casa, junto dos membros de sua família. Depois disso, claro, ela levou esta linda devoção para o Carmelo da cidade de Lisieux. Lá, a jovem santa entrou com 15 anos, depois que o Papa Leão XIII deu autorização especial. Após a morte de Santa Teresinha, a devoção começou a ser divulgada por todos os conventos Carmelitas e também fora dos conventos, por todo o mundo.
A imagem de Nossa Senhora do Sorriso
A escultura original de Nossa Senhora do Sorriso tem aproximadamente 1 metro de altura. Ela é a reprodução perfeita da obra de um artista chamado Bouchardon. A imagem ficou em frente à enfermaria do Carmelo até quando Santa Teresinha, muito jovem ainda, morreu no ano de 1897, aos 24 anos de idade.
Hoje, a imagem original está na Igreja do Carmelo francês de Lisieux, onde Santa Teresinha viveu e morreu. A imagem fica sobre uma cripta de vidro onde estão depositadas suas relíquias. A comemoração de Nossa Senhora do Sorriso acontece no dia 15 de agosto.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: