Busque títulos de Nossa Senhora

  • Nome
  • Mês
  • Localização
  • Intercessão
  • Todos
Ou escolha o dia no calendário  

Títulos de Nossa Senhora

Hoje, 19/4 é dia de:

Nossa Senhora dos Trinta e Três

19 de Abril é dia de:

Nossa Senhora dos Trinta e Três

Padroeiro de: Uruguai

Localização: Uruguai

A história mariana no Uruguai começou em 1726, ano da fundação de Montevidéu, com sua primeira igreja dedicada à Imaculada Conceição de Maria. Durante a guerra da independência do país muitos fatos históricos revelaram a filial devoção dos uruguaios a Maria.

Conta a história que antes da última batalha decisiva no Uruguai, em maio de 1823, sob o comando do general Juan Lavalleja, 33 soldados vindos do Brasil desfilaram diante do altar da Virgem de Luján deI Pintado, na cidade de Florida, renovando o juramento de “Liberdade ou Morte”.

Em agosto do mesmo ano, a Assembleia dos Bispos, convocada pela igreja paroquial de Florida, declarou a independência nacional e decretou que a partir daquela data a Virgem receberia o nome de Virgem dos Trinta e Três, passando para a história o confiante e decidido gesto dos 33 valentes soldados.

Thiago Leon
Thiago Leon
Nossa Senhora dos Trinta e Três I Acervo da Academia Marial de Aparecida


Inspirada na Assunção de Murillo, sua estatueta, de 36 cm apenas, foi esculpida por um indígena, que a expôs à veneração numa ermida na Serra do Pintado, próxima a uma aldeia jesuíta. Com a partida dos jesuítas surgiu ao seu redor um pequeno centro habitado, Vila de Luján deI Pintado, que mais tarde tornou-se paróquia.

Trasladada para a cidade de Florida, a pequena imagem traz hoje em uma lápide a histórica inscrição: Diante desta imagem de Nossa Senhora de Luján del Pintado, os trinta e três inclinaram sua bandeira tricolor; a Ela também invocaram os Convencionais da Independência”.

Em 21 de novembro de 1962, a Virgem dos Trinta e Três foi proclamada pela Santa Sé Padroeira do Uruguai e, em 1° de abril de 1963, a catedral de Florida foi honrada com o título de Basílica Menor.


Oração
Santíssima Virgem Maria, diante da vossa imagem, inclino a bandeira e dobram os joelhos dos fundadores de nossa Pátria. Protegei sempre este povo nascido à sua sombra benfeitora. Fazei, ó Mãe, que em nossos lares floresceram a religião e todas as virtudes cristãs. Fazei que vejamos crescer o reinado de Cristo, que é a verdade e a justiça. Alcançai-nos a eterna salvação, trazida para todos pelo vosso Filho, Jesus Cristo, que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.