A nossa bandeira foi criada no ano de 1889, no dia 19 de novembro, quatro dias após a Proclamação da República.
Como sabemos, ela é composta por um retângulo verde, um losango amarelo e no centro um círculo azul com as estrelas brancas, que representam nossos Estados, que são 27, além da frase “Ordem e Progresso”.
Cada elemento possui um significado:
VERDE: simboliza as matas brasileiras;
AMARELO: representa as riquezas minerais do solo;
AZUL: representa o céu;
BRANCO: representa a paz;
ESTRELA: representa cada Estado brasileiro e o Distrito Federal (A estrela que se encontra acima da faixa que expressa “Ordem e Progresso” representa o Estado do Pará)
HISTÓRIA DA BANDEIRA
A primeira versão da bandeira era composta por 21 estrelas, que representavam os seguintes Estados: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba do Norte (Paraíba), Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Município da Corte.
Posteriormente, foram inseridas novas estrelas, através das modificações de uma lei em 1968. Nesse sentido, seis estrelas foram inseridas para representar os Estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins. Esses foram as únicas alterações na Bandeira do Brasil desde que ela foi adotada.
A Bandeira Nacional é um dos símbolos mais importantes do país, devendo ser hasteada em todo os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e arriação, no fim da tarde.
A bandeira não pode ficar exposta durante a noite, a não ser que esteja bastante iluminada.
E Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, traz em seu manto a imagem da bandeira do Brasil, como sinal de sua presença e proteção sobre todos nós.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login