A madrugada do dia 18 de setembro de 1982 revestiu-se de luto para a Arquidiocese de Aparecida. Eram pouco mais de 2h quando seu então cardeal-arcebispo, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, deu seu último suspiro, entregando sua alma a Deus após 92 anos de uma vida dedicada a Ele e à Igreja.
Nascido em 16 de julho de 1890, em Bom Jesus do Amparo (MG), foi ordenado sacerdote em 1918. Em 1932, recebeu a ordenação episcopal, tornando-se bispo auxiliar de Diamantina, de onde sairia em 1935 para tornar-se arcebispo do Maranhão. Em 1944, foi nomeado arcebispo de São Paulo. Criado Cardeal pelo Venerável Papa Pio XII em 18 de fevereiro de 1945, recebeu do próprio pontífice o barrete vermelho.
Foi um dos fundadores e primeiro presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre os anos de 1952 e 1958. Teria governado por mais tempo a entidade, mas não aceitou sua reeleição para o cargo.
Em Aparecida, grandes foram suas contribuições. Por 38 anos ocupou-se em divulgar a devoção à Padroeira do Brasil e prover estruturas de acolhida para os romeiros e as romarias.
Ainda como arcebispo de São Paulo, iniciou as tratativas para a construção da Basílica Nova. Para ele, o novo templo deveria ser uma “oração de pedra para os céus, pujante como a fé do povo brasileiro”, como declarou em uma entrevista ao Jornal Santuário de Aparecida, em 20 de junho de 1946.
De fato, o purpurado empenhou-se na concretização do grande templo dedicado à Padroeira do Brasil. Em 10 de setembro de 1946 lançou a pedra fundamental da nova igreja, celebrando um dia depois no local onde hoje se encontra o Altar Central da Basílica. Em 11 de novembro de 1955, ele mesmo ligou a betoneira, dando origem à concretagem da primeira coluna.
Foi nomeado Administrador Apostólico da Arquidiocese de Aparecida em 1958, pouco mais de uma semana antes da instalação canônica da Arquidiocese, tornando-se seu primeiro arcebispo, em 29 de junho de 1964. Nessa altura, o purpurado contava com 75 anos.
Finalmente, em 1980, realizou seu sonho de ver a Basílica Nova construída. O próprio Papa São João Paulo II veio ao Brasil para consagrar o templo, sendo recepcionado pelo cardeal.
Basílica de Aparecida, há 40 anos Santuário Nacional
A decisão de conceder a titulação ao templo da Virgem Aparecida foi tomada pelos bispos do Brasil, no dia 04 de maio de 1984. O reconhecimento por parte da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), veio por meio de um decreto emitido em 12 de outubro de 1984.
Quem eram os pescadores da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e como eram suas famílias?
Documentos conservados na Cúria Metropolitana de Aparecida atestam a existência dos pescadores e de seus parentes.
Há 120 anos Nossa Senhora Aparecida recebeu a coroação pontifícia
Ocorrida em 8 de setembro de 1904, a coroação pontifícia da Imagem de Nossa Senhora Aparecida completa 120 anos em 2024.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.