Dando continuidade às festividades e celebrações do aniversário de 25 anos da Família dos Devotos, no início da noite desta sexta-feira (12) aconteceu a bênção da Capela da Pesca Milagrosa e a consagração do seu novo altar. A capela está localizada no Porto Itaguaçu, onde, na curva do rio Paraíba do Sul, em 1717, os três benditos pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Ao longo dos anos, esse espaço foi tomando forma para que os devotos pudessem visitar e conhecer onde aconteceu o milagre das águas. Porém, com o passar do tempo, a revitalização do Porto Itaguaçu passou a ser uma necessidade, um sonho antigo do Santuário Nacional, que somente agora pôde se tornar uma realidade graças ao apoio dos participantes da Família dos Devotos.
Todo o espaço do Porto foi revitalizado, ganhando novo paisagismo, iluminação, o monumento em homenagem aos três pescadores e a Capela da Pesca Milagrosa totalmente reformada.
Antes de iniciar a celebração eucarística, ao som do Hino Nacional Brasileiro, aconteceu o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Vaticano e da Família dos Devotos, com a presença dos Missionários Redentoristas, religiosas e colaboradores do Santuário Nacional.
Logo em seguida, foi realizado o descerramento da placa que marca a conclusão da revitalização do Porto Itaguaçu e da Capela da Pesca Milagrosa. Sob essa placa, no entardecer da tarde de ontem, representantes dos missionários redentoristas, dos colaboradores do Santuário Nacional e da Família dos Devotos depositaram uma cápsula do tempo contendo as publicações de julho da Família dos Devotos, fotos do Papa Francisco, de Dom Orlando Brandes, dos Missionários Redentoristas, das Fachadas Norte e Sul do Santuário Nacional, além de documentos e outras imagens.
1/22
A celebração eucarística foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada por diversos sacerdotes, dentre eles Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R., Superior Provincial da Província Nossa Senhora Aparecida, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., Reitor do Santuário Nacional, Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R., administrador-ecônomo do Santuário Nacional, e Pe. Adam Rapala, C.Ss.R., ecônomo-adjunto do Santuário Nacional.
Em sua homilia, Pe. Eduardo nos lembrou que “nas mãos de Deus somos uma pedra viva, um tijolinho, um fragmento de mosaico. Nas mãos de Deus está a nossa vida e a alegria de vivermos como irmãos”.
O reitor do Santuário Nacional também recordou o encontro da imagem da Senhora Aparecida pelos 3 pescadores e o início da devoção do povo brasileiro a sua rainha e padroeira “Estamos num lugar muito especial. Bem perto daqui em 1717 a imagem querida de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada pelos 3 pescadores, que por algum motivo não quiseram lança-la de volta ao rio, mas a conservaram em suas casas e deram início a devoção a Rainha e Padroeira do Brasil. Há mais de 300 anos nos reunimos ao redor dessa manifestação singela de um Deus que nos ama e nos quer como filho bem amados. A bênção dessa capela simboliza sobretudo um momento de memória, de agradecimento e de sonho".
Ao final da reflexão do Pe. Eduardo, Dom Orlando realizou a prece de dedicação, unção e incensação do altar da Capela da Pesca Milagrosa: “Senhor, dignai-vos inundar esta igreja e este altar com santidade celeste; que sejam sempre lugar santo e mesa perenemente preparada para o sacrifício de Cristo”.
Antes do término da celebração, Pe. Fábio Evaristo, agradeceu à Família dos Devotos: "Não é apenas a entrega de uma obra, mas a recordação do início daquela que é a razão da nossa alegria, a nossa fé. A entrega de uma igreja e a dedicação de um altar são momentos de recordar a nossa devoção à Mãe Aparecida. Foi neste local, em 1717, que a pequena imagem da Mãe Aparecida foi encontrada por três humildes pescadores. Isso nos inspira. Desde o princípio, muitas pessoas se dedicaram a esta missão. Agradeço aos parceiros, colaboradores e, com muito carinho, à Família dos Devotos. Tudo isso só é possível com a ajuda dos devotos, que com dedicação contribuem para que Aparecida esteja sempre em ordem e acolhedora."
ajude a casa da mãe aparecida!
Santuário Nacional reúne colaboradores para clipe de fim de ano
Clipe de Fim de Ano do Santuário Nacional
Encerrando 2024, e tudo o que realizamos só foi possível graças a você, da Família dos Devotos
Se chegamos até aqui é graças a Fidelidade dos devotos de Nossa Senhora
PEMSA realiza concerto especial em homenagem a Santa Cecília
Atualmente, o PEMSA atende cerca de 680 usuários e conta com uma equipe composta por maestros, coordenadores, instrutores, além de uma equipe multidisciplinar com psicóloga, nutricionista, assistente social e fonoaudióloga.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.