O Santuário Nacional normalmente recebe, em média, 12 milhões de visitantes todos os anos. Isso significa que, mais do que um templo sagrado, a Casa da Mãe Aparecida também se torna a casa de peregrinos vindos de todo o Brasil e até mesmo de diversos países ao redor do mundo. Aqui, nós acreditamos e trabalhamos para que todos sejam muito bem recebidos, o que requer uma estrutura que se assemelha a uma cidade a parte dentro de Aparecida. Nesse espaço de acolhimento e de devoção, cada detalhe importa e, por isso, há um grande time que garante que o Santuário Nacional seja um local organizado, seguro, limpo, bonito e agradável.
Para que tudo funcione, primeiramente, é necessária a união de vários corações generosos que fazem parte da Família dos Devotos. Ao lado dos Missionários Redentoristas, os devotos de Nossa Senhora assumem um compromisso comum: acolher bem e evangelizar! Não podemos deixar de mencionar o grande time com cerca de 1,6 mil colaboradores que se dividem em equipes empenhadas em oferecer a melhor experiência de fé a todos os romeiros que visitam o maior templo mariano do mundo.
Temos ainda as equipes que ajudam a levar a mensagem de esperança também àqueles fiéis que, mesmo longe fisicamente, se conectam conosco em oração pela Rede Aparecida de Comunicação. Isso garante com que todos possam se informar sobre o que acontece na Casa da Mãe Aparecida. Para isso, também temos o aplicativo Aparecida, com câmeras ao vivo do Altar Central e do Nicho de Nossa Senhora, por exemplo. Juntos, nós contribuímos para que a mensagem do Evangelho chegue a cada vez mais pessoas!
Abaixo, você confere algumas curiosidades sobre os bastidores do Santuário Nacional e como tudo funciona para que você desfrute de um momento especial perto da Mãe Aparecida.
arrow_forward O lugar mais importante do Santuário Nacional exige cuidados redobrados. O Nicho/Retábulo que abriga a imagem original de Nossa Senhora Aparecida é climatizado com sistema exclusivo, cujo controle de umidade e temperatura é monitorado a todo tempo por meio de um sistema de telemetria. Assim como no Nicho, os objetos históricos abrigados nas vitrines do Museu Nossa Senhora Aparecida também passam pelo mesmo processo.
arrow_forward Abaixo do subsolo da Basílica, há um túnel técnico com 875 metros de extensão. Em formato de cruz, ele comporta cabos de energia e internet, bem como tubulações de água e esgoto. Nele, as equipes têm fácil acesso aos pontos que precisam de manutenção e monitoramento.
arrow_forward O Santuário consome em média 13,66 milhões de litros de água por mês*. Isso equivale ao consumo de água de aproximadamente 4.049 pessoas por mês. *considerando o ano de 2019, com o fluxo de visitantes normal.
arrow_forward Com toda responsabilidade ambiental e atenção com o consumo para evitar desperdícios, o Santuário Nacional possui mais de 100 reservatórios de água, dos quais as equipes constantemente cuidam da higienização, manutenção e conservação. O maior deles reserva 2 milhões de litros e fica localizado no Morro da União. Além disso, há um sistema de tratamento de água que complementa o sistema já existente na cidade de Aparecida, atualmente operado pelo SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto).
arrow_forward Em todo Complexo Santuário, existem mais de 120 bombas hidráulicas espalhadas, para garantir o abastecimento, a qualidade e a beleza das fontes e monumentos. Um exemplo é o lago de carpas ornamentais no Morro do Presépio, cuja revitalização realizada por empresa terceira inclui o tratamento de água com ozônio e luz ultravioleta.
arrow_forward Já em relação ao consumo de energia elétrica, o Santuário Nacional, juntamente com as lojas e as praças de alimentação do Centro de Apoio ao Romeiro, consome 1000 MWh (megawatt) por mês. Esse número corresponde a aproximadamente ao consumo de 3,3 mil residências, em que cada uma delas possui consumo de 300 kWh (quilowatts) por mês. Além disso, o Santuário possui mais de 700 quadros elétricos que demandam manutenções e intervenções constantes.
arrow_forward Para que as atividades essenciais não sejam comprometidas em situações de queda de energia elétrica, o Santuário conta com 100 equipamentos chamados ‘nobreaks’. Eles garantem que tudo esteja sempre funcionando! 30 destes equipamentos fornecem energia somente para o sistema de computadores, o estúdio de TV, o sistema de segurança, por exemplo.
arrow_forward Mais de 800 luminárias estão instaladas nos pátios de estacionamento e mais de 10 mil lâmpadas iluminam todo o Complexo Santuário Nacional.
arrow_forward O Campanário possui 13 sinos e iluminação cênica que muda de cor conforme o comando do programador eletrônico, cuja manutenção é feita mensalmente.
arrow_forward O grande relógio da Torre Brasília mede 12 metros de diâmetro e requer quatro motores para seu funcionamento, sendo um motor para cada lado da torre. Seus ponteiros recebem iluminação por meio de fitas de LED.
arrow_forward Momentos especiais são celebrados na Pia Batismal e, por isso, cada detalhe é pensado com carinho. Por isso, a água é climatizada, o que permite a temperatura ideal para a cerimônia do batizado. Sua manutenção é periódica exige a união de equipes de hidráulica e elétrica.
QUERO FAZER A MINHA DOAÇÃO AGORA
Família dos Devotos evangeliza, transforma e cuida da Casa da Mãe
Construímos gente porque você acredita no trabalho social da Família dos Devotos. Por isso, nossa gratidão e carinho por sua especial generosidade para com as obras do Santuário.
Baixe o e-book sobre a Lectio Divina
A leitura da Bíblia nos ajuda no fortalecimento e crescimento espiritual. Baixe o e-book sobre a Lectio Divina e viva esse itinerário de fé.
Envie suas intenções para o Dia Oracional
No dia 12 de cada mês, estaremos juntos, rezando direto do Santuário Nacional de Aparecida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.