Revista de Aparecida

25 anos construindo a Casa da Mãe Aparecida com amor

Escrito por Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R.

01 JUL 2024 - 06H00

Thiago Leon

Querido(a) devoto(a) de Nossa Senhora Aparecida.

Ao celebrarmos este Jubileu de Prata da Família dos Devotos, tantos são os motivos que todos nós temos para render louvores ao Senhor. Afinal de contas, são muitas bênçãos e graças oferecidas por Deus a todos nós ao longo desses 25 anos.

Quando relembramos a história, nos damos conta de que foi com o surgimento da Família dos Devotos, lá no ano de 1999, que se tornou possível a realização e a manutenção de grande parte do que hoje existe no Santuário Nacional de Aparecida, seja em termos de construções e infraestrutura, seja em termos de obras sociais, seja em termos de alcance evangelizador.


Uma história construída com muito amor



O nascimento da então chamada “Campanha dos Devotos” contou com aprovação e incentivo pleno do nosso saudoso Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, por quem tenho grande estima também por ter sido quem me crismou quando eu era um jovem vocacionado, me preparando para ingressar no seminário. Depois de Dom Aloísio, o Cardeal Dom Raymundo Damasceno levou adiante esse trabalho com muito esmero, ele que também faz parte de minha história vocacional, tendo me ordenado sacerdote em 2007. E hoje, é o nosso querido Dom Orlando Brandes que está à frente da Família do Devotos, guiando-a com coração de pai e pastor, confirmando-a como um relevante projeto evangelizador e missionário da Casa da Mãe Aparecida.

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
Missionários Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida


Nessa bonita história, não podemos deixar de recordar com gratidão o constante empenho dos Missionários Redentoristas, bem como das equipes de trabalho por eles lideradas, trabalho esse tão fundamental para que a Família dos Devotos se tornasse um corpo organizado e envolvido em contribuir para a construção e manutenção do Santuário de Aparecida.


Família dos Devotos: fazendo a história acontecer

E é graças à união de tantas mãos e corações que a casa de Nossa Senhora tem se tornado um lugar tão bonito de catequese e oração. Graças ao amor e à generosidade da Família dos Devotos que nestes 25 anos tantas melhorias têm sido realizadas no Santuário Nacional.

Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional
Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional
Santuário Nacional na década de 90


Recordo-me muito bem, quando eu era um jovem me preparando para ingressar no seminário, lá por volta de 1997, o quão precárias eram todas as estruturas do Santuário. Naquela época, as obras de acabamento e as tão urgentes melhorias para acolhimento dos romeiros pareciam algo muito distante e impossível de virem acontecer algum dia. O nascimento da Família dos Devotos foi como que um divisor de águas nesta história.


Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional
Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional
Obra do Altar Central, a primeira realizada pela Família dos Devotos


Logo vimos o altar central e o presbitério sendo construídos, sob orientação do maior nome da arte sacra brasileira, Cláudio Pastro (In Memoriam). O piso de cimento grosso, que tanta poeira fazia, e que parecia ter se tornado o piso definitivo do Santuário, foi aos poucos recebendo o piso artístico em granito. Em seguida vimos as paredes da Basílica receberem o revestimento definitivo, com tijolinhos e painéis com azulejos com cenas do Novo Testamento. Também as capelas do Santíssimo e de São José receberam acabamento. O Baldaquino e a Cúpula Central foram a grande realização, planejados para o contexto da celebração do Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 2017. E mais recentemente, o projeto Jornada Bíblica, que está em andamento, prevendo o revestimento das fachadas do Santuário com mosaicos que representam cenas bíblicas.


Thiago Leon
Thiago Leon
Nossa Jornada Bíblica continua. Precisamos de você para revestir a Fachada Leste!



Essas são apenas algumas dentre as muitas realizações da Família dos Devotos nestes seus 25 anos. Mas não podemos deixar de lembrar também dos frutos colhidos no aspecto da caridade cristã, por meio das obras e projetos de assistência social mantidos pelo Santuário Nacional por meio da solidariedade dos devotos, e dos frutos colhidos no âmbito da evangelização, através da Rede Aparecida de Comunicação.

João Pedro Oliveira
João Pedro Oliveira
Continuemos juntos nesta missão. Que Deus e Nossa Senhora Aparecida nos abençoem


Graças ao amor, a Casa da Mãe Aparecida continua sendo construída, comunicando por meio de grandes obras o tamanho do imenso carinho dos brasileiros à sua Padroeira. Hoje, assim como Maria, podemos dizer com muita alegria: o Senhor fez, faz e continuará fazendo suas maravilhas por meio de nossa Família, Santo é seu nome. Parabéns para todos os membros da Família dos Devotos. Continuemos juntos nesta missão. Que Deus e Nossa Senhora Aparecida nos abençoem.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...