Por Pe. Rodrigo Arnoso, C.Ss.R. Em Revista de Aparecida

A celebração dos santos juninos

Os membros da comunidade cristã encontram nos santos modelos a serem imitados no seguimento e continuação da pessoa de Jesus Cristo

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

Os membros da comunidade cristã encontram nos santos modelos a serem imitados no seguimento e continuação da pessoa de Jesus Cristo. Na vida daqueles que nos são apresentados como testemunhas vivas de exímios comunicadores do evangelho, é possível contemplar a variedade de caminhos que nos ajudam a atingir uma vida segundo a vida de Cristo. Seguir e continuar Cristo é exigente, por isso, aqueles que já atingiram as honras dos altares servem para nós como setas que indicam o fim último de toda existência cristã, que é o Senhor Glorioso, vida nova para toda a humanidade.

A devoção aos santos chegou ao Brasil por influência dos colonizadores, que trouxeram em suas naus a fé cristã. Não obstante alguns limites, alguns destemidos missionários fizeram chegar ao coração dos povos originários e outros povos que estabeleceram morada na Terra de Santa Cruz o amor aos santos. Isso nos faz afirmar que somos parte de um continente, evangelizado por meio da piedade popular, o que permite sermos um povo cheio de fé e de esperança.

Com os colonizadores chegou também a tradição do povo católico de celebrar alguns santos juninos como São João Batista, Santo Antônio, São Pedro e São Paulo. Esses santos, a seu modo, contribuíram para o anúncio do evangelho, em tempos diversos. Em todos eles podemos contemplar um incansável esforço para tornar o Cristo amado e vivido por todos. Celebrá-los com danças e outros gestos da piedade popular nos testemunham que a vida de fé é dinâmica e as formas de louvor ao Senhor são as mais variadas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Rodrigo Arnoso, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...