A chuva de Pentecostes que rega toda a Fachada Sul começa a fecundar esta terra no mosaico que está na rampa de saída da sala das confissões. Essa imagem remete à profecia de Isaías segundo a qual o deserto florirá (Is 35,1-2) e o toco seco (Is 6,13) que restou da poda se tornará a muda de uma nova vida. Contemplando essa imagem, sobretudo logo depois de celebrar o sacramento da reconciliação, cada um de nós pode reconhecer dentro de si esse gérmen de vida verdadeira que brota da gratuidade do Senhor.
Logo depois, do outro lado do corredor que liga os dois braços da colunata, essa profecia de Isaías vai tomando corpo: ali está o próprio profeta com o rolo da Palavra nas mãos, e nele vemos Maria que gera a humanidade do Filho de Deus e a oferece a nós. “A virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado Emanuel, Deus conosco” (Is 7,14). É a intuição que o Espírito semeia no coração do profeta, séculos antes do nascimento de Jesus.
Do outro lado da parede, cumpre-se a profecia: os céus orvalham na liberdade do sim de Maria de Nazaré, que ao receber o anúncio do anjo acolhe a Palavra de Deus com generosidade (Lc 1,26-38). Em suas mãos vemos um novelo de lã, porque agora ela passa a tecer a carne da Palavra dentro do seu ventre. A mesma Palavra é dirigida também a José, que em seus sonhos é inspirado por Deus a acolher Maria e o menino que ela concebeu (Mt 1,20-21), e a partir com os dois para salvar a vida do bebê (Mt 2,13-15). Ele assume, assim, sua vocação de guardião. Com o sim desses dois jovens, irrompe no meio de nós o mistério da encarnação.
A visita de Maria a Isabel
O Evangelho de Lucas mostra que a primeira manifestação do “sim” de Maria à Palavra é o serviço a Isabel (Lc 1,39), pois abrir-se à Palavra gera em nós um movimento de abertura à pessoa próxima de nós que necessita de atenção.
A Ascensão e o Pentecostes na Fachada Sul
Fachada Sul retrata mais uma parte da Jornada Bíblica, da relação da Ascensão de Cristo e do Pentecostes prometido aos Apóstolos para o início da nossa Igreja
A entrada de Maria no templo
O véu separava Deus de seu povo e toda a missão de Maria consistirá em tecer a carne daquele que rasgará definitivamente esse véu (cf. Mt 27,51), isto é, que realizará a reconciliação definitiva entre Deus e a humanidade.
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