Por Wilma Tommaso
A primeira imagem da lateral direita da Fachada Sul nos mostra o martírio de João Batista descrito em Marcos 6,17-29 e o martírio de Tiago Maior.
Esse mosaico apresenta o rei Herodes sentado no trono a olhar para seus convidados, Salomé com a cabeça de João Batista em uma bandeja e, acima da cabeça de ambos, a figura de Satanás invertida, o que nos faz lembrar da passagem em que Jesus diz: Eu via Satanás caindo do céu como raio (Lc 10,18), ele cai de cabeça para baixo, sua influência faz com que vejamos a verdade invertida, caímos no engano, pecamos!
Herodíades (que não aparece no mosaico), era a atual esposa de Herodes Antipas, ex-esposa do seu irmão. João foi preso porque denunciava esse casamento ilegal. Durante a festa de aniversário de Herodes, a filha de Herodíades, Salomé, dançou em homenagem ao rei, que fascinado por ela, permitiu-lhe pedir o que ela quisesse, até mesmo a metade do seu reino. Após consultar a mãe, Salomé pede a cabeça de João Batista em uma bandeja. Herodes entristeceu-se, porque gostava do profeta, mas com o aplauso e aprovação dos convidados, ele rapidamente esquece a dançarina, pois se importa mais com a aprovação e volta seu olhar e atenção para seus convidados.
O rei Herodes acreditava que João era um profeta, gostava de ouvi-lo e até o protegia, apesar de mantê-lo na prisão, porém estava indeciso porque João o repreendeu pelo seu pecado de adultério. Herodes era um rei corrupto, mantinha sua vida de adúltero, praticava injustiças, e diante disso queria ter a consciência da santidade do profeta, mas isso é impossível!
Herodíades odiava João, porque ele falava a verdade. Atrás desses personagens agia Satanás: semeador de ódio na mulher, de vaidade na moça e semeador de corrupção no rei. E João, maior homem nascido de mulher, não morreu como mártir da fé, pois não lhe pediram para renegá-la, mas um mártir da verdade. Ele era um homem justo e santo (At 3,14), condenado à morte por sua liberdade de expressão e fidelidade ao seu mandato. João foi um mártir, que sempre deixou espaço na sua vida, para dar lugar ao Messias. Ele deve crescer e eu diminuir.
Abaixo do trono está o apóstolo Tiago, decapitado, que morreu a golpe de espada, também por ordem do rei Herodes, que se alimentava pela vaidade dos aplausos e aprovação do mundo, Tiago é o 1º apóstolo mártir.
E nós? Ficamos com a aprovação enganosa do mundo ou com a verdade?
A ressurreição do Senhor
Maria Madalena no jardim da ressurreição, a samaritana junto ao poço e a protagonista do Cântico dos Cânticos são todas anunciadoras do mesmo mistério: o amor é mais forte (cf. Ct 8,6).
A descida aos infernos
Jesus assumiu plenamente nossa condição de finitude: vivendo a morte como testemunho de amor, iluminou-a por dentro e tirou-nos do seu poderio.
A paixão de Jesus
Numa queda vertiginosa, Jesus entra na morte; contrariando todas as expectativas, nos salva abraçando a fragilidade e não exibindo sua força.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.