Revista de Aparecida

Atender o chamado é ofertar a vida

Escrito por Tatiane Carvalho

31 JUL 2024 - 16H00

Querida Família dos Devotos,

Agosto é um mês especial em nossa caminhada de fé, dedicado à reflexão sobre a vocação na Igreja, seja sacerdotal, religiosa ou leiga. Papa Francisco, em sua mensagem para o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, diz que a vocação é precioso dom do chamado que o Senhor dirige a cada um de nós, dando-nos a oportunidade de tomarmos parte no seu projeto de amor e encarnar a beleza do Evangelho nos diferentes estados de vida. “A escuta do chamado divino, longe de ser um dever imposto de fora – talvez em nome de um ideal religioso –, é antes o modo mais seguro que temos de alimentar o desejo de felicidade que trazemos em nosso íntimo: a nossa vida realiza-se e torna-se plena quando descobrimos quem somos, as qualidades que temos e o campo onde é possível pô-las a render, quando descobrimos que estrada podemos percorrer para nos tornarmos sinal e instrumento de amor, acolhimento, beleza e paz nos contextos onde vivemos”, ressalta o Papa.

A Família dos Devotos atende ao chamado à vocação de cuidar da Casa da Mãe Aparecida e evangelizar a partir de seu Santuário, construindo com amor pessoas e obras. O Catecismo da Igreja Católica ensina que somos chamados a ser perseverantes na fé, na caridade, na esperança e na fidelidade ao compromisso assumido. Sendo assim, quando aceitamos nossa vocação também somos dedicados à construção da Igreja, Família de Deus. Como Família dos Devotos somos missionários, “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-16).

E com a missão de reforçar as reflexões e as orações pelas vocações, a Revista de Aparecida chega a sua casa trazendo informação, formação e evangelização. Pe. Eduardo Catalfo, reitor do Santuário Nacional, destaca que há 130 anos os Missionários Redentoristas chegaram ao Brasil com a vocação de cuidar da Casa da Mãe Aparecida e zelar pela Imagem de Nossa Senhora. “Como todo centro de peregrinação, o Santuário de Aparecida é um lugar de esperança e de espiritualidade. A vocação mais importante dos Redentoristas que aqui trabalham é acolher os peregrinos e enviá-los em missão!”, afirma o reitor.

Pe. Fábio Evaristo, administrador do Santuário Nacional, relata sua experiência de ir ao Ateliê de Mosaicos Amazônia e Comunhão (Amacom), na cidade de Castanhal (PA). “Devido às dimensões da Basílica de Aparecida, o trabalho de revestimento das fachadas com mosaicos envolve artistas de diversos lugares do mundo, entre eles os mosaicistas da Amacom, que foram convidados pelo Centro Aletti para colaborar na realização deste grande desafio”, descreve o Ecônomo.

Querida Família dos Devotos, que este mês seja um tempo de graça, de escuta e de resposta ao amor de Deus. Que possamos, como Igreja, ser testemunhas vivas do Reino de Deus, onde quer que estejamos, em qualquer estado de vida a que sejamos chamados. E que a Virgem Aparecida, nossa Mãe e Padroeira, interceda por nós e nos ajude a discernir e responder ao chamado de Deus com um coração aberto e disponível.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiane Carvalho, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...