Revista de Aparecida

Com a Igreja celebremos a Semana Santa e suas tradições

Escrito por Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R.

28 FEV 2024 - 00H05 (Atualizada em 01 MAR 2024 - 09H57)

Reprodução / TV Aparecida



A caminho com a Igreja, que neste mês vai viver a Semana Santa, experimentaremos o Mistério Pascal de um modo capaz de falar aos nossos corações. Esse Mistério é considerado o fato primordial de nossa Fé e o centro de todas as Celebrações litúrgicas cristãs. Cada dia da semana recordamos e atualizamos os últimos acontecimentos da vida de Jesus.

Outro destaque neste período são os vários costumes e diversas tradições mantidas pela fé e devoção do povo.

Destacaremos duas cerimônias nesta sessão. Uma delas, do estado de Goiás, remonta o ano de 1745: a Procissão do Fogaréu, um ritual conhecido que simboliza a perseguição, procura e uma pregação contando da prisão de Cristo. Ao som de tambores fúnebres são carregadas tochas pela cidade, representando a caçada dos soldados romanos a Jesus Cristo. Essa tradição centenária constitui-se como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial pela UNESCO.

Muitas são as irmandades que estão à frente das alegorias e representações da Semana Santa.

Também em Minas Gerais, especificamente na cidade de São João Del-Rei (Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar), onde a TV Aparecida tem uma parceria há alguns anos de transmissão na Sexta-Feira Santa, citamos o Descendimento da Cruz: com um belo cenário, mensagem/sermão muito catequético, incluso o famoso canto da Verônica até entoado em latim e a Procissão do Enterro, com inúmeros figurados bíblicos que tiveram presença marcante na história da Salvação: como os apóstolos, os patriarcas e os profetas.

Nesses estados e em outras regiões do país, a rica programação religiosa dessa chamada Semana Maior, realizam várias procissões, grandes pregações e outras importantes cerimônias, como por exemplo: o Ofício de Trevas.

Contudo, o grande desejo da Igreja não é simplesmente o de mover nossas emoções e nem apenas dramatizar ou teatralizar os vários atos e ritos. Mas, que esses encontros tornem mais profunda nossa fé, nos levem a testemunhar o Cristo - Ressuscitado por meio de sua Palavra e na pessoa dos irmãos da comunidade, promovendo entre todos e na Casa Comum a Amizade Social.

Caminhemos com Cristo para a Vida, pois, o Senhor venceu a morte com sua Feliz Ressurreição e nos garante vida nova em seu amor dinâmico e salvífico.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...