Estamos falando da Quaresma, esse tempo que se inicia na Quarta-feira de Cinzas e vai até a quarta-feira da Semana Santa.
E durante esses quarenta dias, mergulhamos em meditações que nos convidam à conversão e a um aprofundamento nas verdades anunciadas e vividas por Cristo.
Leia MaisA Revista de Aparecida também é digital Junto com esse tempo tão especial da nossa fé, a Igreja do Brasil, desde 1962, propõe a reflexão sobre temas que tocam a realidade do cristão, chamando a atenção sobre aspectos sociais, políticos e religiosos. Na Campanha da Fraternidade, o povo de Deus também é convidado a fazer essa caminhada junto com o Cristo presente no cotidiano, sendo agentes ativos na transformação do meio em que se vive.
Neste ano, motivado pelo Evangelho de Mateus, a Campanha da Fraternidade medita "Dai-lhes vós mesmo de comer" (Mt 14,16), propondo assim um movimento ativo para toda a comunidade dos fiéis e quem a ela se solidariza, para olharmos para as necessidades físicas, espirituais e existenciais da sociedade.
Neste mundo, em que o ter e o individualismo buscam ofuscar a graça da partilha, o cristão precisa se posicionar ao lado de Cristo, que rompendo estruturas propõe a alternativa da doação total de si.
Ele ama, acolhe, reintegra, cura, salva e liberta, e assim a Igreja é convidada a fazer o mesmo.
Evangelho
Quem faz parte da Família dos Devotos aproxima-se de maneira muito objetiva desse apelo que o próprio Cristo faz no Evangelho e que hoje a Igreja impele seu povo convidando-o a repartir. A generosidade de todos os devotos de Nossa Senhora Aparecida torna possível a missão de cuidar de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, em nossos 12 projetos sociais que acolhem, cuidam, alimentam e evangelizam. O Santuário Nacional conta com um departamento que cuida exclusivamente da promoção social, que atende direta e indiretamente mais de 2.000 pessoas. A fidelidade dos membros da Família dos Devotos garante que o alimento chegue à mesa de muitas famílias em vulnerabilidade social e, além disso, ainda possibilita que jovens e adultos recebam uma formação profissional, intrinsicamente vinculada com os valores da fé. Dentre esses projetos vale destacar: - o Chamas da Fé, que atende jovens a partir de 14 anos, regularmente matriculados na rede de ensino, e concede a eles o certificado de auxiliar de produção industrial; - o Manto de Amor, que atende jovens entre 14 e 17 anos, que também estejam matriculados na rede de ensino e que oferece ao final um certificado de costureiro industrial; e mais recentemente - o Comunicar, iniciado este ano e que dará formação na área de comunicação a jovens, introduzindo-os nesse universo tão importante para a propagação da fé e no relacionamento com aqueles que não estão fisicamente próximos aqui do Santuário Nacional. Esse projeto, assim como outros, são viabilizados em parceria com entidades como SENAC, SENAI e SEBRAE e conta com acompanhamento psicopedagógico, social e espiritual, buscando integrar os assistidos em toda a sua dimensão humana. Bem alimentados no corpo e na alma, vão se tornando cidadãos conscientes e comprometidos com os valores do reino.
Gratidão
Tudo isso é possível graças ao comprometimento que a Família dos Devotos tem com as propostas que nascem a partir da casa de Nossa Senhora. Essa fidelidade e esse amor ajudam a manter, construir e evangelizar. Se de um lado construímos gente, nutrindo-os humana e espiritualmente, do outro lado vamos dando consistência à nossa Jornada Bíblica.
A Fachada Sul, cujo tema central é a Páscoa do Novo Testamento, já está em sua segunda fase, e os desafios têm sido vencidos graças ao comprometimento de cada devoto. Os desafios são muitos e surgem constantemente nessa obra com dimensões tão grandes. Mas não são maiores que o amor dos romeiros, peregrinos, filhos queridos de Nossa Senhora que integram essa grande família.
Por isso, muito obrigado a você que mantém a fidelidade, que faz sua contribuição mensal pelo boleto, pelo calendário, pelo Pix. Tudo isso fortalece nossa missão e esse grande projeto evangelizador de tornar a Casa da Mãe uma grande Bíblia a céu aberto.
Obrigado, Família dos Devotos!
Deus abençoe a todos que fazem parte da Família dos Devotos! Que durante a Quaresma, meditando a Campanha da Fraternidade, possam adentrar no coração de Jesus, e com Ele atravessar esse caminho que nos conduz à salvação e nos destaca como agentes transformadores na nossa casa, na casa de Nossa Senhora e no mundo inteiro.
remove_red_eye Para acessar conteúdos inéditos da Revista, faça parte da Família dos Devotos e ajude a construir, manter e cuidar do Santuário Nacional e das suas obras sociais.Brasil se prepara para viver o Jubileu da Esperança
Revista de Aparecida conversou com Dom João Justino de Medeiros, primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da Comissão Nacional para o Jubileu.
O que nos reserva a Fachada Oeste do Santuário?
Na Oeste, veremos o definitivo fecho do sonho, tão divino e tão grande que não podia ser plenamente realizado na terra. Supera infinitamente o que de melhor a terra e a História podem ofertar.
Reformar para melhor construir gente
Para melhor acolher as crianças e adolescentes que integram parte dos projetos sociais do Santuário Nacional, a Casa do Pequeno está passando por reformas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.