Revista de Aparecida

Homens do Terço tornam-se peregrinos da esperança ao levarem a Capelinha Missionária aos quatro cantos do Brasil

Projeto Aparecida Pelo Brasil convida os Representantes da Família dos Devotos a levar a Capelinha Missionária às suas comunidades, espalhadas por todo o país

Escrito por Gustavo Marcelino

15 FEV 2025 - 12H44 (Atualizada em 15 FEV 2025 - 16H08)

Thiago Leon

Após a Missa Campal da 17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, que terminou por volta de 9h, os coordenadores de grupos se reuniram no Auditório Noé Sotillo. O momento foi de acolhida dos Homens do Terço, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto a Família dos Devotos e a missão de ser Representante.

O Representante e a Capelinha Missionária

Thiago Leon
Thiago Leon
Os colaboradores da Família dos Devotos entregaram as Capelinhas aos Representantes que estiveram presentes na acolhida do Terço dos Homens

“Quando a gente olha para o Santuário, que é essa grande Casa da Mãe, é a Casa de Nossa Senhora, participar da Família dos Devotos é ampliar ainda mais a família que a gente cuida quando está em casa. Porque assim como vocês são os pais de família que cuidam dos filhos e das esposas nas suas casas, aqui a gente tem a oportunidade de cuidar de todos os filhos de Nossa Senhora”, diz Gisele Fabiano, gerente da Família dos Devotos.

Pe. Fábio Evaristo, administrador-ecônomo do Santuário Nacional, agradeceu a presença dos homens da Romaria, que estiveram presentes no momento de acolhida.

“Admiro muito, mas muito mesmo o trabalho que vocês realizam na animação dos grupos do terço, nas suas comunidades, nas suas paróquias. Saibam que vocês alcançam muitas pessoas, mesmo, às vezes, ali rezando as Ave-Marias no Terço do dia-a-dia muitas pessoas são alcançadas, porque a nossa oração nunca é sozinha, nunca estamos distantes quando rezamos, nós rezamos sempre unidos”, diz o padre, feliz em ver tantos grupos reunidos durante a acolhida.

Thiago Leon
Thiago Leon

Pe. Adam Rapala, ecônomo-adjunto do Santuário Nacional, falou sobre o papel da Família dos Devotos na acolhida dos peregrinos e agradeceu a todos que fazem esse projeto ser possível, sendo homens e mulheres dispostos a ser instrumentos de Deus.

“A Família dos Devotos tem um papel essencial na acolhida do Terço dos Homens e a você, meu querido irmão e irmã, proporcionando suporte e incentivo para que essa devoção cresça cada vez mais (...) Sua missão vai além da oração, estendendo seu acolhimento fraterno a evangelização e ao apoio aos devotos que encontram no Santuário um refúgio espiritual e um lar de amor. Então, mais uma vez, muito obrigado a você da Família dos Devotos”, conclui.

“Terço dos Homens: somos peregrinos da esperança”

Thiago Leon
Thiago Leon

Foi apresentado aos homens também o projeto Aparecida Pelo Brasil, que leva a Capelinha Missionária aos quatro cantos do país, pelas mãos dos Representantes. Esta jornada tem início aqui no Santuário Nacional, uma oportunidade de os peregrinos levarem a devoção mariana às suas comunidades e pastorais.

“O Representante recebe a Capelinha e a leva para fazer a sua missão, na sua comunidade, na sua paróquia, nas famílias que ele vai visitando com aquela Capelinha. Então, todos os meses são 12 Capelinhas são enviadas”, explica Pe. Fábio.

O projeto, apresentado aos Homens do Terço, está em consonância com o tema da Romaria deste ano, que por sua vez segue o desejo do Papa Francisco para esse Ano Santo: tornar-nos todos “peregrinos da esperança”. Levar a quem precisa a misericórdia de Deus, pela intercessão de Nossa Senhora, é possibilitar que aqueles que não podem estar aqui, recebam as graças da Mãe de Deus em suas casas.

“Não é por acaso que a peregrinação representa um elemento fundamental de todo o evento jubilar. Pôr-se a caminho é típico de quem anda à procura do sentido da vida”, disse o Papa Francisco na Bula de Proclamação do Jubileu Ordinário do Ano 2025.

Thiago Leon
Thiago Leon
José Batista Sobrinho, de Januária (MG), que está na capa da Revista de Aparecida de fevereiro e esteve presente na acolhida do Terço dos Homens deste sábado

“Neste Ano Jubilar, pelo presente do Papa Francisco, que pede que nós sejamos peregrinos da esperança, é o que nós queremos agora, eu e meu grupo. Nós avançamos para a rua para ser esperança na vida daqueles que saíram da igreja. Que essa esperança esteja em nós, porque a deles talvez não esteja. Que nós sejamos esse peregrino de esperança para retornar a todos eles para a igreja”, exorta o Homem do Terço, José Batista Sobrinho, de Januária (MG), que está na capa da Revista de Aparecida de fevereiro e esteve presente na acolhida do Terço dos Homens deste sábado.

Muito mais que apenas rezar, o Terço dos Homens propicia ações sociais e pastorais, por meio da boa vontade dos membros, que seguem os ensinamentos de Cristo e se compadecem da dor do próximo. “Nós rezamos nas ruas, nas favelas, para resgatar quem está afastado da igreja. Dentro das favelas, nós fazemos um terço na rua, na última semana de dezembro, aí você vê a carência das pessoas, quando elas veem Nossa Senhora e veem o homem rezando, as pessoas choram”, conta José Batista.

Edson Luiz, de Prudentópolis (PR), que é um Homem do Terço e, agora, se tornou representante da Família dos Devotos. “É um sentimento muito grande, o coração da gente transborda de alegria, de ter essa oportunidade entre milhares de pessoas, participando aqui na Casa da Mãe Aparecida, de levar um pedacinho do Santuário, para estar visitando os doentes, os idosos, as crianças e as famílias lá da minha comunidade”, explica Edson, que recebeu o convite para levar a Capelinha de Nossa Senhora para a sua cidade.

12 Capelinhas Foram entregues aos Homens do Terço durante o momento de acolhida e o que não faltou foi emoção, ao verem a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que ficará em suas comunidades pelos próximos meses.

“Para mim, só de estar aqui no Santuário já é uma bênção, e estar aqui na Romaria Nacional [do Terço dos Homens] é indescritível. Estar aqui, participando deste encontro, recebendo também a Capelinha Missionária, com a imagem de Nossa Senhora, para levar para a minha comunidade, é uma bênção e uma graça muito grande”, conta, emocionado, João Marculino da Silva, coordenador do Terço dos Homens de Campo Grande (MS).

Para José Carlos de Aquino, de Brumado (BA), é um momento muito especial e gratificante em sua vida poder estar na Casa da Mãe na Romaria desse ano. “Quando eu recebi o comunicado que eu ia receber a Capela, eu não dormi à noite de tanta emoção, inclusive até agora está faltando voz, porque recebi a Mãe Aparecida”, conta José Carlos, emocionado por receber a Capelinha Missionária.

“Fortes na fé, alegres na esperança” (Romanos 12,12)

Thiago Leon
Thiago Leon

Quem também falou aos homens na manhã de sábado foi Dom Gil Antônio Moreira, Bispo Referencial para o Terço dos Homens. “Eu quero, em primeiro lugar, agradecer a vocês pelo entusiasmo, pela perseverança, porque é preciso ter perseverança no ano da esperança”. continua Dom Gil ao fazer um apelo aos homens, “que vocês não se cansem de fazer missão. O que eu chamo de missão? É pedir aos homens do grupo de vocês que convide sempre mais um homem para participar”, conclui.

Quem encerrou o momento de acolhida dos Homens do Terço foi o reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, que deixou sua mensagem de gratidão a todos os coordenadores e deu a bênção aos que estavam presentes.

Você também pode ser um Representante da Família dos Devotos e levar a Capelinha Missionária para a sua cidade.

Entre em contato conosco pelo telefone 0300 2 10 12 10 ou pelo e-mail: representantes@santaurionacional.com


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

500
Maria silveira comentou:

Nunca vi fé inexplicáveis desses homens.
A gente emocionava junto com eles
Deus hoje amanhã sempre.
Tua mãe nos ajuda muito é uma rainha nossa

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gustavo Marcelino, em Revista de Aparecida

Homens do Terço tornam-se peregrinos da esperança ao levarem a Capelinha Missionária aos quatro cantos do Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...