Revestido da nossa fragilidade, ele (Jesus) veio a primeira vez para realizar seu eterno plano de amor e abrir-nos o caminho da salvação. Revestido de sua glória, ele virá uma segunda vez, para conceder-nos em plenitude os dons prometidos que hoje vigilantes esperamos”, e “naquele tremendo e glorioso dia, passará o mundo presente e surgirá novo céu e nova terra” (Prefácios do Advento).
Jesus vindo a segunda vez até nós, eis a cena central da Fachada Oeste. Aos pés d’Ele, Adão e Eva, não mais desobedientes, querendo pôr-se no lugar de Deus, mas em atitude de acolhida, até apontam aos demais Aquele que vem.
Nossa vida no mundo, às vezes, se mostra bem contraditória. Quem se esforça por viver bem, parece que se sai mal, como também o inverso: o mau se sai bem.
Mas, essa vinda destruirá toda ambiguidade. Ao lado do Cristo vindo, está a cena da porta da Nova Jerusalém e do Livro da Vida, com o apelo: “Vinde, benditos!”. Ao abrir esse Livro, Jesus revela a realidade mais profunda de cada ser humano: que escolha de fato fez e viveu em sua rápida romaria pela terra.
Quem gravou seu nome no Livro, pela prática do bem ao próximo, tem aberta a porta de acesso ao Reino. Quem não, mesmo batendo à porta, mesmo alegando ter pregado, ter expulsado demônios e feito milagres em nome de Jesus (cf. Mt 7,22), ouvirá ‘‘ de lá de dentro a resposta: “não vos conheço! Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade!” (v. 23). Que decisiva e infeliz escolha!
Estamos ainda no privilegiado tempo da vigilância, das possíveis totais reviravoltas. Para nós Ele ainda não veio, mas virá. A partir dessas cenas e Palavras bíblicas que a Fachada nos mostra, procuremos nos pôr nas condições de ouvir o convite: “Vinde, benditos!”, e jamais de amargar a horrível sentença: “Afastai-vos de mim... não vos conheço”!
• O que me está reservando hoje a segunda vinda de Jesus?
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.