Revista de Aparecida

Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança!

O tema central da Novena da Padroeira deste ano faz referência direta ao Ano Santo de 2025, cuja abertura vai acontecer no dia 24 de dezembro de 2024, com encerramento no dia 06 de janeiro de 2026

Escrito por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R.

27 MAR 2024 - 07H00 (Atualizada em 01 AGO 2024 - 12H37)

Thiago Leon

Estamos a caminho de mais um ano jubilar. A cada 25 anos, vivemos com alegria esse itinerário muito particular de peregrinação e de encontro com a misericórdia de Deus.

Centrado no verbo acolher e na expressão Peregrinos da Esperança, o tema da Novena de Nossa Senhora Aparecida quer realçar a missão mais importante do Santuário Nacional: acolher os peregrinos e enviá-los em missão! Na Casa da Mãe Aparecida nosso povo encontra a força da própria fé, a alegria na esperança e o fervor na caridade.

Os verbos acolher e enviar, em certo sentido desenham o movimento daquilo que pastoralmente queremos promover durante o ano jubilar: desejamos que os peregrinos sejam atraídos pelo Santuário de Aparecida e que aqui encontrem motivações para se sentirem comprometidos e enviados para a missão.

Um dos principais objetivos da Novena e Festa da Padroeira é apresentar uma catequese sobre o significado, o sentido atual e os sinais do jubileu. Cada dia da novena foi formulado a partir dos assim chamados sinais do jubileu: a Peregrinação propriamente dita, a Porta Santa, a Profissão de Fé, a Caridade, a Reconciliação e a Indulgência Jubilar.

Ao longo da história da Igreja, o Jubileu foi sempre um evento do povo. Ele é fruto da piedade popular e da fé do Povo de Deus. O ritmo celebrativo dessa novena tem uma metodologia orante, sempre na perspectiva bíblica. Somos peregrinos da Esperança e, também por isso, queremos ver, julgar, agir e celebrar a partir da realidade da Igreja do Brasil e da piedade da nossa gente.

Muitos personagens bíblicos, desde Abraão e Sara, também foram peregrinos da esperança, respondendo positivamente ao chamado de Deus. A missão evangelizadora da Família dos Devotos ganha especial destaque nesse caminho jubilar. Nós é que somos hoje chamados por Deus a viver a caridade.

Não nos esqueçamos: a verdadeira caridade vai além da mera solidariedade. Afinal, caridade significa fazer o bem em nome de Deus, em nome de Jesus Cristo. Queremos que você, querido devoto, seja nosso companheiro de todas as horas nesta bonita peregrinação rumo à esperança e ao bem comum, na alegria de construir um mundo mais justo e fraterno para todos.

O Ano Jubilar nos convida a viver a misericórdia infinita de Deus. Venha visitar Nossa Senhora e seu Santuário. A peregrinação que vamos fazer à Casa da Mãe Aparecida indica quem somos: pessoas a caminho e, enquanto estamos a caminho, descobrimos quem somos nós mesmos. Descobrimos que temos necessidade de Deus em cada passo da peregrinação da nossa vida.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...