Por Academia Marial Em Revista de Aparecida

Mãe do Céu morena, Rainha da América


Wikimedia Commons
Wikimedia Commons
"Não estou eu aqui, que sou sua mãe?", disse a Virgem de Guadalupe a Juan Diego

Por Pe. Rafael Augusto Linhares Pinto

A aparição de Maria no México possui uma grande gama de sinais e significados; um milagre que podemos dizer que é o mais extraordinário que Deus realizou por meio da Virgem Santíssima. A aparição aconteceu entre os dias 9 e 12 de dezembro de 1531, a um indígena asteca de nome Juan Diego, que indo em direção à Cidade do México tem o encontro com a Mãe de Deus, que pede a ele que vá ao bispo pedir que construísse naquele local uma igreja dedicada a ela, para que muitas outras pessoas pudessem ir ao encontro dela para pedir sua intercessão, para que assim ela pudesse junto a seu Filho alcançar as graças necessárias a eles.

A Virgem de Guadalupe aparece naquelas terras como um grande sinal de unidade, pois aquela que disse a Juan Diego: “Não estou eu aqui, que sou tua Mãe!”, foi aquela que uniu dois povos, dois irmãos que guerreavam, num só povo adorador de Cristo Jesus, pelo auxílio maternal daquela que nos elegeu como filhos.

A mariofania de Guadalupe é uma das mais impressionantes, pois além de se manifestar ao povo como mãe, ela foi a grande evangelizadora, uma vez que depois da aparição houve uma conversão em massa. A evangelização não ocorreu por uma obrigação, mas por uma empatia daquele povo pela Virgem Maria, pois nela eles encontraram aquilo que sua sabedoria antiga já anunciara.

Maria aparece com pele morena, isto é, como mestiça, e isso faz com que os dois povos que guerreavam entre si cessassem a guerra, para conviver como irmãos. Maria fez e continua fazendo de muitos povos um único povo adorador de Cristo, seu filho amado, por isso, ela é Rainha da América, pois só ela é capaz, como boa mãe, de reunir uma multidão de povos, num único rebanho para seguir o único Pastor, Jesus Cristo, pois o único desejo dela é que façamos tudo o que ele disser (Jo 2,5).

Com isso, a aparição da Virgem Maria no México manifesta três sinais principais: a paz que ela traz aos irmãos que brigam; a maternidade que gera, forma e educa novos filhos de Deus; e a missão que conduz a todos a Jesus pela vivência do evangelho. Esses são alguns dos sinais da Virgem de Guadalupe, que ainda continuam vivos em nossa América Latina.

“Não estou eu aqui, que sou tua Mãe!”

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...