Essas Antífonas Maiores são recitadas de 17 a 23 de dezembro e são aclamações a Cristo que constituem um resumo da teologia do Advento. Nelas estão expressos o desejo de salvação e a expectativa pela vinda do Salvador invocado com títulos messiânicos do Antigo Testamento.
O conjunto de antífonas forma, na ordem inversa do original em latim, um acróstico:
Emmanuel (Ó Emanuel): “Ó Emanuel: Deus conosco, nosso Rei Legislador, / Esperança das nações e dos povos Salvador; / Vinde, enfim, para salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!”.
Rex (Ó Rei das nações): “Ó Rei das nações. Desejado dos povos; / ó Pedra angular, que os opostos unis: / Ó, vinde e salvai esse homem tão frágil, / que um dia criastes do barro da terra!”.
Oriens (Ó Oriente): "Ó Sol nascente justiceiro, resplendor da Luz eterna: / Oh, vinde e iluminai os que jazem entre as trevas / e na sombra do pecado e da morte, estão sentados!".
Clavis (Ó Chave de Davi): “Ó Chave de Davi, Cetro da casa de Israel, / que abris e ninguém fecha, que fechais e ninguém abre: / vinde logo e libertai o homem prisioneiro, / que nas trevas e na sombra da morte, está sentado!”.
Radix (Ó Raiz de Jessé): “Ó Raiz de Jessé, ó estandarte, / levantado em sinal para as nações! / Ante vós se calarão os reis da terra, / e as nações implorarão misericórdia: / Vinde salvar-nos! Libertai-nos sem demora!”.
Adonai (Ó Adonai): “Ó Adonai, guia da casa de Israel, / que aparecestes a Moisés na sarça ardente / e lhe destes vossa lei sobre o Sinai: / vinde salvar-nos com o braço poderoso!”.
Sapientia (Ó Sabedoria): “Ó Sabedoria que saístes da boca do Altíssimo, / e atingis até os confins de todo o universo / e com força e suavidade governais o mundo inteiro: / oh vinde ensinar-nos o caminho da prudência!”
Isso significa que a primeira letra de cada antífona forma a expressão latina “ERO CRAS” que significa “estarei amanhã” ou “virei amanhã” recordando a resposta do Messias à súplica dos fiéis.
A Sagrada Liturgia, com tais antífonas, prepara seus filhos redimidos já na última semana que antecede o Natal, com grande expectativa e amor para a vinda de Cristo Menino. Manifesta nos fiéis tais desejos, quanto mais não manifestou na Virgem Maria, que sabia da proximidade do nascimento do seu Filho Jesus! A partir de tão piedoso pensamento nasceu a devoção a "Nossa Senhora do Ó".
Por Vinícius Aparecido de Lima Oliveira - Associado da Academia Marial de Aparecida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.