Por Fr. Caio Oliveira Em Revista de Aparecida

Maria, fruto do sonho de Deus

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons
No sonho de Deus para a salvação da humanidade, Maria se fazia presente

Muitos são os questionamentos que surgem no dia a dia de nossa vida no âmbito de nossa fé. Muitas vezes queremos entender a partir da razão o que professamos a partir da fé. Alguém pode se perguntar: Quando Deus criou o mundo, Ele já sonhava com Maria? Pensemos!

Podemos dizer que Deus, ao criar Adão e Eva (Gn 1,27), isto é, a humanidade, tinha um sonho, um projeto de vida para essa mesma humanidade. Entretanto, como resultado da desobediência de Eva (Gn 3,6), há uma ruptura na relação de Deus e da Humanidade. Eva ata um nó na relação entre Deus e o ser humano; ela dá ouvidos à serpente, isto é, ela dá espaço para a tentação (Gn 3,13). O sonho de Deus é rompido, pois a humanidade prefere seguir seu próprio caminho em vez de viver a vontade divina. No entanto, Deus, em sua infinita bondade, não desiste da humanidade. Deus estabelece um projeto de salvação para os seres humanos. Deus estabelece um novo sonho! E sim, podemos dizer que, diante desse sonho de salvação para a humanidade, Maria foi pensada, foi sonhada por Deus para ser uma colaboradora.

Portanto, no sonho de Deus para a salvação da humanidade, Maria se fazia presente. E seu sim, seu consentimento ao projeto de Deus, foi um ato de grande colaboração para nossa salvação e redenção. Pelo sim de Maria, o nó antes atado por Eva, em nossa relação com Deus, foi desfeito. Há uma reconciliação entre Deus e a humanidade. Em Cristo, fomos salvos e adotados por Deus, podemos chamar Deus de Abbá, Pai. Pela colaboração de Maria, na encarnação do Verbo, fomos reconciliados, e assim podemos ser considerados filhos e filhas adotivos de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fr. Caio Oliveira, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...