Por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R. Em Revista de Aparecida

Maria no mistério de Cristo

Mais do que uma obra de arte sacra, a Jornada Bíblica é um projeto pastoral, cujo objetivo é aproximar da Bíblia os Devotos da Mãe Aparecida

João Pedro Ribeiro
João Pedro Ribeiro
Como família, nos alegramos pela entrega da Fachada Sul


A beleza e a arte nos aproximam da Palavra viva de Deus. Parabéns a você que faz parte da Família dos Devotos e que nos proporciona a alegria de finalizar a segunda etapa dessa obra. O sonho de transformar o Santuário Nacional na maior Bíblia a céu aberto do mundo precisa continuar!

Ao revestir a fachada Sul com o tema da Páscoa, queremos revisitar os momentos fundamentais da história da salvação destacando a presença de Maria no mistério de Cristo. No centro do cristianismo está a pessoa de Jesus de Nazaré, sua encarnação, missão, morte e ressurreição. Com os Evangelhos na mão, tendo a Ressurreição de Jesus como referência decisiva, queremos percorrer as etapas decisivas da vida pública de Jesus, contemplando seus prodígios e acolhendo seus ensinamentos. Na companhia de Maria, celebramos a nova e definitiva Aliança.

O Projeto Jornada Bíblica nos ensina que se revestir da Palavra de Deus é um ideal de vida para todos nós que fazemos parte da Família dos Devotos. Somos uma Família que ama, reza, constrói e evangeliza. Ao revestir as quatro fachadas do Santuário Nacional com passagens bíblicas, queremos renovar nosso compromisso de amor pela Bíblia. A Casa da Mãe Aparecida quer ser o Santuário da Palavra viva de Deus, da Aliança, da Eucaristia e da Vida.


Maria, Mulher da Palavra

Construir o Santuário da Palavra significa abrir para Deus o coração, num processo contínuo e progressivo de conversão e de transformação. A Palavra de Deus gera vida, esperança e renovação. Nosso maior desejo não é outro senão a alegria de crescer no conhecimento, na experiência, no testemunho e na vivência da Palavra de Deus.

Nosso modelo é Maria, a Mulher da Palavra. A primeira virtude de Nossa Senhora é sua capacidade de acolher a Palavra de Deus: “Eis aqui a serva do Senhor!” (Lc 1,38). Ao dizer sim a Deus, Maria de Nazaré assume com alegria e coragem a missão de dar carne à Palavra. Na companhia de Maria, procuramos centrar nossa fé em seu Filho Jesus, nosso Salvador que, na força do Espírito, nos leva ao Pai.

Ao longo da sua vida pública Jesus sempre anunciou o Reino de Deus e sua justiça. Seguindo seus passos, na liberdade da Aliança e com os olhos fixos no mistério da Páscoa, a dolorosa experiência da cruz já não tem o poder de roubar nossa firme esperança de caminhar rumo à ressurreição, sempre na direção da plenitude da vida, da justiça e da paz.


Nossa missão continua!

O trabalho dos Missionários Redentoristas neste Santuário só é possível porque você nunca deixou de acreditar que a Palavra de Deus é capaz de transformar vidas. É você que, não sem esforço, nos ajuda a construir e manter nossos altares, nossas vidas, nossos projetos de educação e de assistência social. O segundo passo já foi dado, mas outras duas etapas da Jornada Bíblica ainda estão por vir. As próximas fachadas do Santuário serão revestidas com mosaicos que vão retratar o Gênesis e o Apocalipse, lembrando sempre que Jesus Cristo é o Eschaton, o último definitivo das nossas vidas.

E quando você olhar para as fachadas, lembre-se de que esses mosaicos bíblicos são um símbolo daquilo que todos nós somos. Somos um fragmento vivo e colorido que, nas mãos amorosas do Senhor, ganha brilho, destino e razão de ser! Somos um tijolinho na construção do Santuário, mas agora somos também uma pedrinha colorida e brilhante, que reveste as paredes da casa de Maria.

De fato, somos pedras vivas deste grande edifício, cujo alicerce e pedra angular é o próprio Cristo (cf. 1Pd 2,5). A pregação do Evangelho está no centro do trabalho pastoral do Santuário de Aparecida. Nosso desejo é que cada devoto de Nossa Senhora tenha sempre mais intimidade com as Sagradas Escrituras.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...