Revista de Aparecida

Missa Solene marca Festa da Padroeira do Brasil

Celebração na Basílica contou com presença de milhares de peregrinos

Escrito por Victor Hugo Barros

12 OUT 2024 - 12H15 (Atualizada em 12 OUT 2024 - 12H50)

João Pedro Ribeiro

Com a Basílica de Aparecida repleta de fiéis, o Santuário Nacional realizou na manhã deste sábado (12), a Missa Solene da Festa da Padroeira do Brasil. A celebração, iniciada às 9h, foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

“Nós aqui estamos intercedendo a Mãe Aparecida em favor do nosso povo”, afirmou o arcebispo. “É isto que nós estamos sentindo agora, alegria de estar na Casa da Mãe”.

No início da cerimônia, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada em um carro andor, ao som da Ave Maria de Schubert. Palmas e lágrimas dos romeiros acompanharam a entronização.

Thiago Leon
Thiago Leon
carro-andor na Missa Solene de 12 de outubro de 2024


“A entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi emocionante. É uma coisa que a gente não sabe nem falar. O coração ferve, é muito lindo ver a mãe passar. (..) Ela entra, transforma tudo”, define Raimunda dos Santos, de Araxá (MG).

Emoção também na entrada da Palavra de Deus. Levada até o Altar Central em um carro que que representava uma cerimônia de casamento, recordou o primeiro milagre de Jesus em Caná, da Galiléia.

O episódio também foi refletido na homilia do arcebispo. Durante seu sermão, ele lembrou a intercessão da Virgem Maria na realização do primeiro sinal de seu Filho.

“Continuemos a interceder, porque a intercessão é oração de esperança. E Jesus continua fazendo milagres, inclusive neste Santuário. Esperança, você que está com câncer; esperança, você que tem problemas familiares; esperança, você que está tropeçando no pecado. A Mãe intercede e Jesus faz os milagres”, refletiu Dom Orlando.

Thiago Leon
Thiago Leon
Devotos na Missa Solene de 12 de outubro de 2024


O religioso também recordou a presença dos peregrinos, que caminharam a pé até a Basílica. Até ás 10h deste sábado, cerca de 30.145 romeiros caminhando já haviam sido registrados pela Polícia Rodoviária Federal nas rotas de peregrinação até a o maior templo dedicado a Virgem Maria no mundo desde o dia 05 de outubro. Destes, 11.054 só no 12.

“A Dutra se tornou um caminho de procissão para sermos peregrinos da esperança”, define o arcebispo. “Esperança no céu, pés no chão, mãos na massa. Isto é o Reino de Deus”.

“Viemos ao Santuário para voltar missionários. Vêm ao santuário para que minha casa, minha família, seja um Santuário, então é a volta para casa santificado, com sentimentos de alegria, de mais humanismo, de mais fraternidade. São os frutos do Ano Santo”, contextualiza.

Victor Hugo Barros
Victor Hugo Barros
Peregrinos chegando ao Santuário para a Festa da Padroeira


O Jubileu da Esperança, cuja temática foi meditada durante toda a Novena, também foi lembrado. Ao fim da cerimônia, Dom Orlando assinou o Decreto de Proclamação das Basílicas de Aparecida como igrejas jubilares.

“Ela (a Virgem Maria) é a Mãe da Esperança e está com as mãos postas a nos dizer: rezar é uma atitude esperança. Perseverai na oração”, afirmou o religioso.

A tradicional chuva de papéis picados encerrou a celebração. Vivas e palmas se confundiam com o cântico final, formando uma só sinfonia em louvor à Padroeira.

Thiago Leon
Thiago Leon
Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R, na Missa Solene de 12 de outubro de 2024


No Vaticano

Além das expressões de devoção no Santuário Nacional, o Papa Francisco, em Roma, também destacou a solenidade de Nossa Senhora Aparecida.

“Peço à Virgem de Aparecida, a quem eu visitei várias vezes, que os abençoe, que os faça ir em frente e que os faça muito alegres, porque ela é a Virgem da alegria. Que o Senhor os abençoe", destacou o Papa em um vídeo divulgado pelo Vaticano na manhã de hoje.


Família dos Devotos

A Novena e Festa da Padroeira do Brasil é realizada graças a ajuda da Família dos Devotos. Em seus agradecimentos, o reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo, recordou o importante papel dos membros da Família no sustento das festividades.

Como forma de agradecimento, os livros jubilares, com o nome dos membros da Família dos Devotos, estiveram presentes junto ao trono de Nossa Senhora Aparecida. Os volumes serão entronizados sob o Altar Central na missa das 18h. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...