Por João Pedro Ribeiro e Victor Hugo Barros
Celebrando Maria, a Mãe do Belo Amor, a Missa das 9h deste sábado (08), marcou o ponto alto da 14ª Romaria da Família dos Devotos. A celebração solene foi presidida pelo reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo, no Altar Central da Basílica. Milhares de peregrinos participaram da Eucaristia, agradecendo a Deus pelos 24 anos da Família dos Devotos.
Ir. Carlos Cunha, ecônomo adjunto do Santuário Nacional, recordou o motivo que leva os peregrinos a se reunirem ao redor do altar da Casa de Nossa Senhora. "Estamos reunidos pelo amor que temos por Nossa Senhora, Rainha e Padroeira do Brasil. (...) Construímos gente pelas nossas obras sociais, evangelizamos o Brasil pela mensagem que é anunciada a partir do Altar de Aparecida", salientou.
No início da celebração, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada em um andor ao som da música “Amor que Constrói”. No Altar, a Padroeira do Brasil foi colocada em um trono especialmente preparado para a Romaria. Idealizado no formato de um terço - para motivar os devotos à oração - recordou também que o amor a Nossa Senhora Aparecida constrói a obra evangelizadora realizada a partir do Santuário Nacional.
O amor também foi recordado nas leituras da celebração, próprias da missa dedicada a Mãe de Deus e nossa. “A Tradição da Igreja sempre viu nestas leituras a representação de Maria, mãe do Belo Amor”, explicou o reitor do Santuário durante a homilia.
O Reitor ainda frisou que, apesar da alegria de Nossa Senhora ao receber o anúncio do anjo, retratado no Evangelho de Lucas, a Mãe de Deus acolheu a missão com a inerente insegurança humana. "São Lucas faz questão de mostrar de fato qual é a reação de Nossa Senhora. É sim de alegria, júbilo, contentamento. Mas é também de insegurança, de medo", explicou.
A insegurança de Nossa Senhora, sentindo-se indigna de receber Jesus em seu ventre, dá lugar a muitas alegrias e esperanças. Para Pe. Eduardo, a Família dos Devotos celebra, há 24 anos, essa alegria de estar com Nossa Senhora e anunciá-la, sustentando a Evangelização que parte do Santuário Nacional. "O amor constrói a Igreja de Cristo. (...) Na companhia de Maria, a Mãe do Belo Amor, somos convidados a seguir Jesus", ressaltou.
1/24
Ao final, Pe. Catalfo confirmou que a generosidade da Família dos Devotos vai além do acolhimento que os peregrinos recebem no Santuário Nacional. "Nunca deixamos de manter nossas obras sociais (...) graças a sua partilha. Essa Romaria é a romaria da caridade, mas também é a romaria da alegria, de quem faz o bem", assegurou.
A Romaria da Família dos Devotos segue com demais celebrações ao longo do final de semana. Confira a programação completa aqui!
Acompanhe também pela Rede Aparecida de Comunicação e celebre a alegria de construir com amor.
:: Reveja a Missa de Ação de Graças da 14ª Romaria da Família dos Devotos ::
Representantes da Família dos Devotos visitam Capela Reservada da Casa da Mãe Aparecida
Os representantes da Família dos Devotos que participaram do Encontro de Representantes deste ano receberam um presente muito especial: uma visita à Capela Reservada, local que abriga a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Confira como foi o Encontro com os Representantes na 15ª Romaria da Família dos Devotos
O encontro contou com a presença do Reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., do Administrador-ecônomo, Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R., e do Ecônomo-adjunto, Pe. Adam Rapala, C.Ss.R.
Missa de ação de graças celebra 25 anos de realizações da Família dos Devotos
Reunidos no Altar Central da Casa da Mãe Aparecida, continuamos as festividades do aniversário de 25 anos da nossa família, que reza e realiza, com fé no amor que constrói pessoas e alimenta de esperança a vida de milhares de pessoas atendidas pelos projetos e obras sociais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.