Revista de Aparecida

Missa solene no Santuário Nacional celebra a alegria de construir com amor

Eucaristia marca Romaria que comemora 24 anos da Família dos Devotos

Escrito por Família dos Devotos

08 JUL 2023 - 13H38 (Atualizada em 08 JUL 2023 - 17H17)

Thiago Leon

Por João Pedro Ribeiro e Victor Hugo Barros

Celebrando Maria, a Mãe do Belo Amor, a Missa das 9h deste sábado (08), marcou o ponto alto da 14ª Romaria da Família dos Devotos. A celebração solene foi presidida pelo reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo, no Altar Central da Basílica. Milhares de peregrinos participaram da Eucaristia, agradecendo a Deus pelos 24 anos da Família dos Devotos.

Ir. Carlos Cunha, ecônomo adjunto do Santuário Nacional, recordou o motivo que leva os peregrinos a se reunirem ao redor do altar da Casa de Nossa Senhora. "Estamos reunidos pelo amor que temos por Nossa Senhora, Rainha e Padroeira do Brasil. (...) Construímos gente pelas nossas obras sociais, evangelizamos o Brasil pela mensagem que é anunciada a partir do Altar de Aparecida", salientou.

No início da celebração, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada em um andor ao som da música “Amor que Constrói”. No Altar, a Padroeira do Brasil foi colocada em um trono especialmente preparado para a Romaria. Idealizado no formato de um terço - para motivar os devotos à oração - recordou também que o amor a Nossa Senhora Aparecida constrói a obra evangelizadora realizada a partir do Santuário Nacional.

Thiago Leon
Thiago Leon


O amor também foi recordado nas leituras da celebração, próprias da missa dedicada a Mãe de Deus e nossa. “A Tradição da Igreja sempre viu nestas leituras a representação de Maria, mãe do Belo Amor”, explicou o reitor do Santuário durante a homilia.

O Reitor ainda frisou que, apesar da alegria de Nossa Senhora ao receber o anúncio do anjo, retratado no Evangelho de Lucas, a Mãe de Deus acolheu a missão com a inerente insegurança humana. "São Lucas faz questão de mostrar de fato qual é a reação de Nossa Senhora. É sim de alegria, júbilo, contentamento. Mas é também de insegurança, de medo", explicou.

A insegurança de Nossa Senhora, sentindo-se indigna de receber Jesus em seu ventre, dá lugar a muitas alegrias e esperanças. Para Pe. Eduardo, a Família dos Devotos celebra, há 24 anos, essa alegria de estar com Nossa Senhora e anunciá-la, sustentando a Evangelização que parte do Santuário Nacional. "O amor constrói a Igreja de Cristo. (...) Na companhia de Maria, a Mãe do Belo Amor, somos convidados a seguir Jesus", ressaltou.

Ao final, Pe. Catalfo confirmou que a generosidade da Família dos Devotos vai além do acolhimento que os peregrinos recebem no Santuário Nacional. "Nunca deixamos de manter nossas obras sociais (...) graças a sua partilha. Essa Romaria é a romaria da caridade, mas também é a romaria da alegria, de quem faz o bem", assegurou.

A Romaria da Família dos Devotos segue com demais celebrações ao longo do final de semana. Confira a programação completa aqui! 

Acompanhe também pela Rede Aparecida de Comunicação e celebre a alegria de construir com amor.

:: Reveja a Missa de Ação de Graças da 14ª Romaria da Família dos Devotos ::

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...