Numa feliz coincidência festejamos três datas especiais: A Família dos Devotos comemora seu Jubileu de Prata e, ao mesmo tempo, celebra o centenário de nascimento de Dom Aloísio Lorscheider, que foi o terceiro arcebispo de Aparecida e o fundador da Família dos Devotos. Nossa alegria é ainda maior porque Dom Orlando Brandes, nosso querido arcebispo, completa 50 anos de ordenação presbiteral no dia 6 de julho.
Ao comemorar 100 anos de nascimento do Cardeal Lorscheider, sua memória nos incentiva a continuar construindo um mundo melhor e mais feliz para todos. Fazemos isso por meio da Família dos Devotos, que é a principal mantenedora da Rede Aparecida de Comunicação, das obras sociais do Santuário e de todo o trabalho pastoral realizado na Casa da Mãe.
Reunida pelo Senhor, a Família dos Devotos constrói um futuro de oportunidades para crianças, jovens e adultos que são assistidos por nossos projetos de educação e de assistência social. Nossa especial missão é cuidar da Casa da Mãe Aparecida e levar suas bênçãos e intercessão a todos os seus filhos e filhas queridos.
Uma história centenária
Neto de imigrantes alemães, Dom Aloísio nasceu no dia 8 de outubro de 1924, em Estrela-RS. Ingressou na Ordem Franciscana com nove anos de idade. Emitiu os votos solenes de consagração religiosa no dia 13 de março de 1946 e foi ordenado presbítero em 22 de agosto de 1948. Foi professor de latim, alemão e matemática quando ainda era padre bem jovem e trabalhava no seminário.
Especializou-se em Teologia Dogmática pelo Pontifício Ateneu Antonianum de Roma, onde concluiu o doutorado em 1952. Quando retornou ao Brasil, lecionou teologia e assumiu diversas funções importantes na Ordem franciscana. Por causa do seu notável desempenho acadêmico e pastoral, Dom Lorscheider foi chamado a Roma não apenas para ser professor de Teologia, mas também para trabalhar na Federação Universitária Católica Italiana.
No dia 03 de fevereiro de 1962 foi nomeado Bispo Diocesano de Santo Ângelo-RS. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 20 de maio do mesmo ano, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Adotou como lema de seu episcopado IN CRUCE SALUS ET VITA (Na Cruz, a Salvação e a Vida). Já na sua primeira diocese demonstrou grande capacidade organizacional e destacado empenho pastoral.
No dia 26 de março de 1973 tornou-se Arcebispo de Fortaleza-CE, onde cuidou especialmente da formação do clero local e do desenvolvimento missionário. Poucos anos após sua nomeação para a capital cearense foi criado cardeal pelo Papa Paulo VI, em 1976.
Em julho de 1995 foi nomeado Arcebispo de Aparecida-SP, onde permaneceu até o dia 28 de janeiro de 2004. Reorganizou os trabalhos de construção do Santuário Nacional de Aparecida, dando começo à fase de acabamentos, sempre na companhia da Família dos Devotos. Foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM). Faleceu no dia 23 de dezembro de 2007, em Porto Alegre-RS.
Obrigado a você, querido Devoto!
Obrigado por sua doação e generosidade. Todos os dias, ao redor do altar do Senhor, rezamos com carinho por você e por sua família. A belíssima obra iniciada desde o prodigioso encontro da Imagem da Virgem Negra de Aparecida foi continuada por Dom Aloísio Lorscheider e por cada um de nós.
Renovamos o convite para que você continue a participar da Família dos Devotos. Graças a sua ajuda e aos gestos concretos da sua fé conseguimos fazer deste Santuário um lugar de acolhimento, de encontro com Deus e de renovação espiritual.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.