Por Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R. Em Revista de Aparecida

O Apóstolo d’Aparecida e a Festa da Padroeira

Centro de Documentação e Memória (CDM) / Santuário Nacional
Centro de Documentação e Memória (CDM) / Santuário Nacional
Padre Vítor Coelho de Almeida, o Apóstolo d'Aparecida


Doze de outubro marca o dia festivo em que o povo brasileiro louva Nossa Senhora Aparecida com um fervor todo especial! Ela é a Mãe que nos acolhe como Peregrinos da Esperança! O Venerável Pe. Vítor Coelho de Almeida muito se dedicou para levar as alegrias do 12 de outubro aos devotos em todos os lugares deste imenso país. Foram mais de trinta anos dedicados ao apostolado missionário na Rádio Aparecida, sempre fazendo a cobertura desse grande evento. A principal intenção de Pe. Vítor Coelho era levar os devotos radiouvintes a se sentirem presentes, ainda que distantes, nas celebrações em honra à Rainha e Padroeira do Brasil.

Dizia ele pelos microfones da rádio: “Caríiiiissimos! Isto aqui está parecendo o céu. Radiouvintes, se vocês estivessem aqui na cabine da Rádio Aparecida, dentro da Basílica! De onde descortina um panorama maravilhoso. Os pavilhões repletos de pessoas devotas, piedosas; no centro, o sacerdote celebrando a santa missa. Piedade. Por cima as arcadas grandiosas da maior igreja de Nossa Senhora no mundo inteiro. Tudo isso em Aparecida, que é como o coração mariano do Brasil. Aparecida, hoje, toda iluminada de sol. [...] Tudo regurgitando de vida, sorrindo de amor. Dia doze de outubro de 1982, Nossa Senhora saúda o povo brasileiro [...]”.

Uma das palavras que definem esse venerável missionário e seu apostolado é sintonia. Era seu desejo que os devotos de todo o Brasil estivessem em sintonia tecnológica com a Rádio Aparecida e, assim, entrassem em sintonia com a fé e a devoção de todos os devotos que estavam no Santuário de Maria Santíssima. Ele também se empenhava para estar em sintonia com os devotos que vinham ao Santuário para rezar! Acolhia a todos com alegria, sempre com tempo para a tradicional foto na praça da Basílica Histórica.

Hoje, em seu processo de beatificação, é o próprio povo brasileiro que reconhece a sintonia de fé e amor filial que o Venerável Pe. Vítor tinha com Nossa Senhora Aparecida. Ainda que tenha se dedicado por longos anos na equipe das Santas Missões Redentoristas, foi residindo em Aparecida que seu apostolado missionário ficou mais conhecido em todo o Brasil. É bonito ver a piedade de nossa gente que sempre reserva um tempo de sua Romaria em Aparecida para visitar o túmulo deste grande Missionário que atualmente se encontra na Capela São José, no Santuário Nacional. Ali rezam agradecendo e pedindo as graças divinas por sua intercessão.

O dia doze de outubro é sempre um momento de grande sintonia de fé e devoção em todo o Brasil. Cabe a nós levarmos adiante o amor a Nossa Senhora Aparecida com alegria e entusiasmo, assim como fez por longos anos nosso querido Venerável Pe. Vítor Coelho de Almeida. Que em nossas famílias e comunidades, seu apostolado nos inspire a viver a sintonia da fé em Cristo rogando que a Mãe Aparecida nos acolha sempre como Peregrinos da Esperança.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...