Revista de Aparecida

O equilíbrio a que somos chamados a ter no mundo digital

Escrito por Revista de Aparecida

31 MAR 2025 - 07H00

Victor Hugo Barros

Por Diác. Pablo Vinícius Reis Moreira, C.Ss.R.

O mandato de Jesus aos discípulos (e a cada um de nós) é claro: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15). Movido de compaixão ao ver o povo que o seguia, Jesus escolheu doze dentre os seus discípulos e, constituídos apóstolos, enviou-os ao mundo para pregar a Boa Nova do Reino de Deus. Jesus se utilizou de doze homens comuns e continua a agir em nós, instrumentos imperfeitos de sua graça, a fim de que a mensagem de salvação alcance a todos. É o caso de Santo Afonso, Bispo e Doutor da Igreja, que, no século XVIII, evangelizava por meio da poesia, da música e da pintura. Cada um, a seu modo, vivendo o seu tempo, é chamado a evangelizar com os meios que estão à sua disposição.

Nos tempos de agora, o mundo digital se impõe como a nova “praça pública” na qual devemos anunciar o Evangelho. São muitos os benefícios e os malefícios dessa novidade digital. O caminho é sempre o equilíbrio. Por exemplo, no livro Ética a Nicômaco, o filósofo Aristóteles mostra que a virtude está relacionada com o “justo meio”, ou seja, a virtude está no meio, quer dizer, no equilíbrio entre os extremos. Portanto, nunca é tarde para reforçar que o espaço digital deve ser usado de forma consciente, madura e equilibrada. Apesar das oportunidades oferecidas, tal mundo pode corromper relações e nos fazer cair em armadilhas fantasiosas.

Não há dúvidas de que o mundo digital chegou para ficar e se aprimorar cada vez mais. É inegável o alcance, por exemplo, das redes sociais. Quantas pessoas não tiveram contato com a Palavra de Deus por meio de um simples post ou de um vídeo gravado pelos chamados “influenciadores digitais cristãos”? Contudo, é preciso ter cuidado para não nos escravizarmos por esse mundo e nos esquecermos de que a vida acontece, de fato, no âmbito real e concreto. A vida é feita de tempo! Se nos deixamos “consumir” por conteúdos nada edificantes, perderemos a chance de desfrutá-la e de ter aquela intimidade com Deus por meio da oração pessoal e comunitária.

Nessa direção, o Beato Carlo Acutis, que será canonizado neste próximo dia 27 de abril, por ocasião do Jubileu dos Adolescentes em Roma, é um verdadeiro farol para a evangelização no ambiente digital. Carlo, no alvorecer da sua juventude, soube equilibrar o apostolado que exercia na internet com a vida espiritual. O virtual não era um impeditivo para sua experiência pessoal com Deus, mas um suporte no qual ajudava outras pessoas a conhecerem a mensagem do Evangelho e a amar cada vez mais a Deus. Olhando para a vida do “padroeiro da internet”, modelo para os jovens, devemos nos perguntar: Como a tecnologia se faz presente em minha vida? Ela tem “roubado” o tempo que deveria dedicar a Deus e à minha família? A nossa missão é levar Jesus aos homens e mulheres do nosso tempo, fazendo uso de todos os meios possíveis. Que o Senhor nos dê sabedoria e discernimento para que nosso anúncio seja convincente e desvele a beleza do ser cristão.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

500

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Revista de Aparecida, em Revista de Aparecida

O equilíbrio a que somos chamados a ter no mundo digital

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...