Há pessoas que rezam o terço sozinhas, enquanto outras praticam esse exercício devocional em grupo, nas casas ou mesmo nas igrejas. O “terço” tem esse nome no Brasil porque correspondia a um terço das 150 Ave-Marias do Rosário inteiro. Ou seja, 50 Ave-Marias divididas em cinco mistérios. O Papa João Paulo II propôs acrescentar mais um grupo de mistérios, para contemplar a vida pública de Jesus, e deu a eles o nome de “luminosos”, pois Jesus Cristo é a nossa luz. Então, o rosário ficou completo com quatro conjuntos de mistérios. Em cada bloco contemplamos momentos diferentes da vida de Jesus e de Maria, e dali tiramos frutos para nossa fé, a esperança e a caridade.
O que significa “mistério” na religião? Muita gente, quando ouve essa palavra, pensa logo numa coisa difícil de entender, misteriosa, complicada. Para nossa fé, o mistério quer dizer: a realidade de Deus que nunca se esgota. É mistério porque nos pede adesão e entrega. Não sabemos aonde Deus vai nos conduzir, mas confiamos nele. Cada vez que meditamos sua Palavra, vamos descobrindo sentidos novos. Quando tentamos compreender sua presença nas tristezas e nas alegrias, na doença e na saúde, nas vitórias e derrotas da vida, também provamos que “Deus é mais”. Assim, Deus é como uma fonte que nunca seca. Cada vez que compreendemos alguma coisa de Deus e dos seus santos, mais ainda temos que buscar, louvar, reverenciar, compreender e nos entregar.
Assim aconteceu com os discípulos e discípulas de Jesus. Eles começaram a seguir Jesus, andar com ele, escutar suas palavras, presenciar os seus gestos libertadores e foram descobrindo quem era esse mestre que os guiava. A vida deles foi se transformando, numa conversão e crescimento constantes.
Então, quando meditamos os mistérios do rosário, na medida que rezamos as Ave-Marias, a nossa mente e o nosso coração estão sintonizados nos fatos anunciados. A grande parte deles está narrada na Bíblia. Por isso, podemos também meditar cada mistério depois da proclamação da Palavra de Deus. Veja como o conjunto dos mistérios do terço, que é o rosário, percorre o trajeto humano-divino de Jesus, em companhia de Maria.
Mistérios gozosos ou da alegria: anunciação, visitação, nascimento de Jesus, apresentação no templo, perda e reencontro de Jesus no templo.
Mistérios da luz ou luminosos: o batismo de Jesus, as bodas de Caná, o anúncio do Reino de Deus, a transfiguração, a última ceia.
Mistérios dolorosos: agonia de Jesus diante da morte; a flagelação, a coroação de espinhos, Jesus carregando a cruz, a Morte na cruz.
Mistérios gloriosos: a ressurreição, a ascensão de Jesus, pentecostes, assunção de Maria, Coroação de Maria.
Desejo que você, ao rezar o terço, aumente seu amor a Jesus e se disponha a segui-lo com o coração ardente, como aconteceu com os discípulos de Emaús. E que Maria esteja com você e sua comunidade, como companheira na fé e mãe amorosa. Amém.
Vamos iniciar o ano com Jesus e Maria?
O papa Paulo VI, no ano de 1967, propôs que o 1º de janeiro fosse celebrado em todo o mundo como “Dia Internacional da Paz”. O ano começa também com a festa de “Santa Maria, Mãe de Deus”. Como é bom associar a causa da paz com a festa sobre a encarnação do Filho de Deus em Maria e com Maria.
Duas grandes mulheres: Virgem Maria e Santa Maria Madalena
Como se destacam Madalena e a mãe de Jesus nos evangelhos? As duas têm histórias bem diferentes, que depois se juntam numa só.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.