Por Vinícius Paiva Em Revista de Aparecida Atualizada em 05 SET 2024 - 11H26

O que significa coroar a imagem da Mãe de Deus?

Essa pergunta admite algumas respostas

Wikimedia Commons - Diego Velázquez
Wikimedia Commons - Diego Velázquez
A coroação é reconhecimento de sua maternidade divina. Coroá-la é amá-la.

Quando o Papa, em nome da Igreja, decide coroar uma imagem da Santíssima Virgem, esse decreto é chamado de “coroação pontifícia”. E em 2024 completam-se 120 anos da coroação pontifícia da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Há 120 anos, essa devoção, que tanto nos toca, foi apresentada à Igreja universal como porto seguro da piedade popular mariana. O ato litúrgico da coroação pelo Papa ou por seu legítimo representante nos oferece a clareza de que não se trata apenas de uma simbologia, mas de uma verdadeira experiência da fé eclesial. É a Mãe Igreja que reconhece a Mãe da Igreja.

Não bastasse esse grande privilégio, a coroação de Maria pode ser contemplada por um outro ponto de vista: o que significa essa coroação para o filho de Maria, que é o Filho de Deus? A gente quase esquece que coroar a imagem de Maria é reconhecer aquela que deu à luz o Filho de Deus, que cuidou do pequeno e indefeso Jesus, que o amou com todo o seu coração, com todas as forças e por toda a sua vida. E que ainda hoje o ama e convive com Ele na glória da Trindade. Estamos falando da mãe Dele. Coroar Maria é demonstrar amor e gratidão a Jesus, que nos deu sua mãe no ápice de sua paixão (Jo 19,27). A coroação da imagem de Maria é ato de amor, porque amor com amor se paga.

 E, finalmente, também devemos nos perguntar: para mim, o que significa coroar Maria? É reconhecimento, é ato devocional, ato de fé? Ou será que, para além disso, celebrar e reviver essa coroação histórica não seja uma grande oportunidade de me reencontrar com aquela que é Mãe de Deus e mãe nossa? Um pequeno ato feito com amor tem o poder de nos levar ao Céu. A coroação é reconhecimento de sua maternidade divina. Coroá-la é amá-la. E Deus costuma tratar com especial carinho e predileção quem ama, respeita e venera sua Mãe.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vinícius Paiva, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...