Por Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R. Em Revista de Aparecida

O Venerável Pe. Vítor Coelho de Almeida e a Eucaristia

Comissão para o Patrimônio Histórico CSsR
 Comissão para o Patrimônio Histórico CSsR
“Jesus, na última Ceia, tendo consagrado o pão e o vinho, acrescentou: ‘Fazei isto em memória de mim!’ Deu, assim, poder e ordem a seus Apóstolos e sucessores de renovar, pelos séculos, a maravilha da Eucaristia” - Pe. Vítor Coelho de Almeida


Caríssimos devotos/as do Venerável Pe. Vítor! Neste ano de 2024, no mês de maio, celebramos a festa do Santíssimo Corpo de Cristo! A solenidade de Corpus Christi reforça nossa fé na presença de Jesus Eucarístico. O Santíssimo Redentor está entre nós, assim como estava presente no Cenáculo em Jerusalém, quando instituiu este tão sublime sacramento com seus primeiros apóstolos. Tal é a importância da Eucaristia para a comunidade cristã, que Jesus fez desse sacramento a memória de sua presença real e eterna entre nós! Por isso, em cada Santa Missa está presente o mistério da fé para a salvação do mundo!

Mencionamos aqui alguns trechos dos “Escritos de Pe. Vítor Coelho de Almeida, C.Ss.R., Temas Vários, n. 1-5”, que trazem catequeses profundas sobre a Santíssima Eucaristia:

“O Novo Testamento tem um só sacrifício, que se consumou na cruz e na ressurreição de Cristo. A missa é esse sacrifício. Jesus apresenta de novo, nos altares, esse único sacrifício. Não outro, mas o mesmo do Calvário.”

“O mérito da Cruz é infinito..., ‘Isto é o meu corpo’, diz o padre sobre o pão (que deixa de ser pão para se tornar o corpo do Senhor). Corpo entregue à morte por nós! ‘Este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da Nova e eterna Aliança, que é derramado por vós e por todos os homens, em remissão dos pecados!’ Então, o vinho do cálice deixa de ser vinho e torna-se o sinal da presença do Cristo, na realidade do derramamento do seu Sangue. Jesus faz presente a sua morte e faz presente a sua ressurreição”.

“Na última Ceia Jesus rezou por todos os cristãos, para que todos sejam unidos pela vida divina, aquela vida (de ser, conhecer e amar) que o Pai comunica ao Filho e ambos comunicam ao Espírito Santo” (Jo 17,20ss.).

“Jesus, na última Ceia, tendo consagrado o pão e o vinho, acrescentou: ‘Fazei isto em memória de mim!’ Deu, assim, poder e ordem a seus Apóstolos e sucessores de renovar, pelos séculos, a maravilha da Eucaristia”.

O Venerável Pe. Vítor Coelho se alegrava em transmitir a Santa Missa pelas ondas da Rádio Aparecida. Suas palavras levavam até os radiouvintes o amor a Jesus Eucarístico, presente no altar. Para tantas pessoas, essa era a única possibilidade para ouvir a Palavra de Deus e fazer a comunhão espiritual.

Que esses belíssimos ensinamentos e testemunhos do Venerável Pe. Vítor nos ajudem a celebrar bem essa festa de Corpus Christi. Busquemos sempre no Pão Vivo descido do céu a força, a alegria e a salvação para nossa vida!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...