Quando o relógio marca 12h e os ponteiros apontam para o infinito, o som dos sinos enche ouvidos e corações de quem passa pelas proximidades da Basílica Histórica de Aparecida. Às 18h, o espetáculo sonoro se repete, recordando que é hora de rezar o “Angelus”. Não raramente, há quem fique esperando as badaladas do sino, para apreciar o bronze que ressoa, chamando à oração.
O que pouca gente sabe é que os sinos do histórico templo estão lá há quase 90 anos. Embora as torres da Basílica Histórica – na época, ainda chamada “Capela de Aparecida” – tenham sido inauguradas em 1877, o carrilhão que hoje emociona romeiros e aparecidenses só foi instalado no local em 30 de junho de 1935.
Antes disso, em 11 de maio do mesmo ano, ele recebeu a bênção litúrgica, conhecida popularmente como “batismo dos sinos”. A cerimônia aconteceu diante da Basílica Histórica. Para ela, os sinos foram preparados, revestidos de flores e bandeiras que indicavam a solenidade do ato.
Ao todo, foram abençoados seis sinos de bronze, todos de fabricação italiana. Cada um deles é afinado com notas musicais, sendo dedicados a diversos santos. O primeiro e maior, com 1.840 quilos, é dedicado a Nossa Senhora Aparecida. Outro leva o nome de São Paulo, pesando 1.245 quilos. O terceiro é dedicado a Sant’Ana, com 861 quilos. Com 490 quilos, um quarto sino é dedicado ao fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, Santo Afonso de Ligório. Outro santo redentorista, São Geraldo, também é homenageado em um dos sinos, com 337 quilos. O menor deles, com 203 quilos, é dedicado a São José.
Ao som destes históricos sinos, se juntaram, em 2016, os sinos do Campanário da Basílica Nova, graças à ajuda da Família dos Devotos. A generosidade destes mesmos devotos permitirá que, em breve, no Porto Itaguaçu, ressoem três novos sinos que integram a readequação da Capela local.
Basílica de Aparecida, há 40 anos Santuário Nacional
A decisão de conceder a titulação ao templo da Virgem Aparecida foi tomada pelos bispos do Brasil, no dia 04 de maio de 1984. O reconhecimento por parte da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), veio por meio de um decreto emitido em 12 de outubro de 1984.
Quem eram os pescadores da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e como eram suas famílias?
Documentos conservados na Cúria Metropolitana de Aparecida atestam a existência dos pescadores e de seus parentes.
Há 120 anos Nossa Senhora Aparecida recebeu a coroação pontifícia
Ocorrida em 8 de setembro de 1904, a coroação pontifícia da Imagem de Nossa Senhora Aparecida completa 120 anos em 2024.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.