Revista de Aparecida

Os sinos da Basílica Histórica

Instalado em 1935, carrilhão emociona até hoje romeiros e aparecidenses com seu som de bronze

Escrito por Victor Hugo Barros

01 FEV 2024 - 00H25

Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional

Quando o relógio marca 12h e os ponteiros apontam para o infinito, o som dos sinos enche ouvidos e corações de quem passa pelas proximidades da Basílica Histórica de Aparecida. Às 18h, o espetáculo sonoro se repete, recordando que é hora de rezar o “Angelus”. Não raramente, há quem fique esperando as badaladas do sino, para apreciar o bronze que ressoa, chamando à oração.

O que pouca gente sabe é que os sinos do histórico templo estão lá há quase 90 anos. Embora as torres da Basílica Histórica – na época, ainda chamada “Capela de Aparecida” – tenham sido inauguradas em 1877, o carrilhão que hoje emociona romeiros e aparecidenses só foi instalado no local em 30 de junho de 1935.

Antes disso, em 11 de maio do mesmo ano, ele recebeu a bênção litúrgica, conhecida popularmente como “batismo dos sinos”. A cerimônia aconteceu diante da Basílica Histórica. Para ela, os sinos foram preparados, revestidos de flores e bandeiras que indicavam a solenidade do ato.

Ao todo, foram abençoados seis sinos de bronze, todos de fabricação italiana. Cada um deles é afinado com notas musicais, sendo dedicados a diversos santos. O primeiro e maior, com 1.840 quilos, é dedicado a Nossa Senhora Aparecida. Outro leva o nome de São Paulo, pesando 1.245 quilos. O terceiro é dedicado a Sant’Ana, com 861 quilos. Com 490 quilos, um quarto sino é dedicado ao fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, Santo Afonso de Ligório. Outro santo redentorista, São Geraldo, também é homenageado em um dos sinos, com 337 quilos. O menor deles, com 203 quilos, é dedicado a São José.

Ao som destes históricos sinos, se juntaram, em 2016, os sinos do Campanário da Basílica Nova, graças à ajuda da Família dos Devotos. A generosidade destes mesmos devotos permitirá que, em breve, no Porto Itaguaçu, ressoem três novos sinos que integram a readequação da Capela local.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...