Por Victor Hugo Barros Em Revista de Aparecida Atualizada em 03 JAN 2025 - 11H04

Peregrinos da esperança: Ano Jubilar motiva romarias ao Santuário de Aparecida

Jubileu de 2025 atrai peregrinos ao Santuário Nacional, que espera acolher milhares de fiéis ao longo do ano


Thiago Leon
Thiago Leon
Milhares de peregrinos visitam Aparecida durante o ano. Jubileu deve intensificar movimentação


O povo de Deus, por essência, é peregrino. Os relatos bíblicos apresentam Abraão como um homem em constante caminhada (cf. Gn 12,1-5). A partir dele, outros personagens deixaram suas terras indo para onde o próprio Senhor os mandava. Também Jesus, em seu ministério, fez a sua caminhada rumo a Jerusalém (cf. Lc 9,51), onde morreu na cruz e ressuscitou dentre os mortos, tornando-se nossa esperança (1Cor 15,19-20). A seu exemplo, “a Igreja avança na sua peregrinação por entre as perseguições do mundo e das consolações de Deus” (Santo Agostinho).

Em Aparecida esta é uma realidade visível. Anualmente, milhões de fiéis peregrinam ao Santuário Nacional. Neste Ano Santo, a Capital da Fé acolhe peregrinos de todo o país que desejam viver o Jubileu da Esperança junto a Padroeira do Brasil.

A peregrinação propriamente dita talvez seja o principal sinal do Ano Jubilar, mas há vários outros também. A profissão de fé em Jesus Cristo, a Porta Santa, a Reconciliação, a oportunidade de pedir o perdão pelos pecados, a celebração da Eucaristia, a oração pelo Papa Francisco e também as indulgências, que são sinais da misericórdia infinita de Deus, explicou o reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo.

Este é o caso de Tereza Tenório, de Mairiporã (SP). Membro da Família dos Devotos, ela realizou a peregrinação a pé ao Santuário Nacional.

“É o terceiro ano que participo dessa romaria. Estou muito feliz porque amo Nossa Senhora, contou Tereza. “Por causa do Jubileu eu não posso faltar”, disse.

Nas mãos da devota, o livro da Jornada do Peregrino impulsionou a longa caminhada. Foram quase 200 quilômetros, vencidos em cinco dias de caminhada.

“Para mim foi muito difícil, por mais que a gente tenha se preparado, mas é muito bom. Chegar aqui é muito gratificante. Estou muito feliz e só tenho que agradecer”, detalhou sua sobrinha e companheira de viagem, Letícia.

João Pedro Ribeiro
João Pedro Ribeiro
Ano Jubilar motiva peregrinação de Terezinha e Letícia (1ª a 2ª da esquerda para direita) realizam peregrinação ao Santuário Nacional


Para a jovem, a peregrinação ao Santuário também é repleta de expectativas. “Estamos nos preparando para estar juntas com o Papa”, contou, completando que também irá como peregrina a Roma durante o Ano Santo.

“A gente sabe que muitas pessoas vão visitar Roma, vão visitar as Basílicas Papais. Mas muitas pessoas, especialmente aqui no Brasil, vão visitar o Santuário Nacional e as duas Basílicas (de Aparecida) se preparam neste ano para isto, para receber os peregrinos que numerosamente vêm celebrar o Ano do Jubileu aqui em Aparecida, afirmou padre Catalfo.

Mais do que uma visita, a romaria ao Santuário Nacional se reveste, no âmbito do Jubileu, de momento para viver os sinais do Ano Santo. Desde a última Festa de Nossa Senhora, no dia 12 de outubro do ano passado, Dom Orlando nos deu essa grande alegria de anunciar as duas basílicas de Aparecida como Igrejas Jubilares. A Basílica Histórica e o Santuário Nacional são igrejas jubilares, são igrejas nas quais a gente alcança misericórdia, ternura, as indulgências”, detalha o reitor.

Ao longo de todo o Ano de 2025, quem vier ao Santuário de Aparecida poderá viver, de forma mais intensa, o Ano Jubilar. Olhando “para Maria, a fim de contemplar nela o que a Igreja é no seu mistério, na sua «peregrinação da fé», e o que será na pátria ao terminar a sua caminhada” (CIC, 972), cada romeiro poderá encontrar a “Mãe da Esperança” (Spes non confudit, 24) e, por meio dela, Jesus, a porta de nossa salvação (cf. Jo 10,9).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...