Viver é a gente ir se fazendo, em novas fases, enfrentando desafios, colhendo e repartindo frutos. A vida não aparece pronta para ninguém. Os dados e recursos pessoais e materiais de que dispomos são diferentes e variáveis entre nós. Somos todos diferentes uns dos outros, mesmo que, muitas vezes, pareçamos iguais. Por isso a fé cristã nos diz que antes de sermos tecidos no seio materno, com infinito amor Deus já nos conhecia, nos chamou pelo nome e nos reservou missões especiais na vida (Jr 1,5). E Jesus ensina que Deus continua sempre cuidando de cada um nós, mesmo quando pareça estar tudo muito complicado.
Bem, nesse caso, a gente poderia deixar as coisas rolarem e tudo se encaixaria bem. Mas, por que não é assim? Santo Tomás de Aquino, na Idade Média, deu uma resposta sintética para isso dizendo: “A Providência Divina nos fez com tal Sabedoria, de modo a sermos providência de nós mesmos”. De fato, de muitos modos Jesus nos fala para sermos providentes enquanto é tempo, e estarmos atentos aos sinais das realidades. Ensina também a sermos providentes para os outros em suas necessidades. No fundo, Jesus vem nos ensinar a sermos filhas e filhos que aprendem a cuidar de si e dos outros, como Deus cuida de nós.
Começando um Novo Ano, quais então poderiam ser os “bons propósitos” para começar bem? Para isso, muitas vezes fixamos mais as falhas a serem corrigidas, ou nos propomos um tipo de boa ação a ser executada. Tudo isso ajuda. Mas a virada do ano precisa estar acompanhada de um balanço ou revisão. Não apenas sobre coisas específicas e negócios, mas sobre nós próprios; por onde vai nossa vida e por onde é mais certo ir. Esclarecendo o rumo e direção, vamos buscar a Sabedoria de Deus para encaixar bem iniciativas e atitudes realizadoras da fase, oportunidades e desafios que teremos. E para ser mesmo cristãos, buscar que nossa realização traga frutos para quem precisa de ajuda.
Onde a fé é cristã não há lugar para superstições
A fé em Cristo, na sua doutrina e evangelho, é a prioridade da vida do início ao fim do ano! Não é temporária, episódica, restrita a datas comemorativas como o transcurso do ano novo.
Advento: de Esperança em Esperança
Advento quer dizer algo que “está quase acontecendo”. Em outros termos é “uma esperança perto de se realizar”.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.